Colunistas

Um pioneiro da tevê brasileira

Willian Bressan
25/04/2015 15:25
Thumbnail
Na foto acima, Rubens Vandresen (à esq.) abraça o diretor de jornalismo da RPC, Wilson Serra (Foto: Cleverson José/RPC).
A televisão brasileira é cheia de pioneiros que deram a vida, o sangue e cujas próprias trajetórias se misturam à da telinha. Não precisamos ir ao eixo Rio-São Paulo para encontrar um profissional que trabalhou na extinta TV Tupi, onde revelava filmes e fotografava slides. O nome desse desbravador, que faz parte da história da RPC, é Rubens Vandresen, que entrou na emissora quando ela ainda era o “Canal 12”, na Rua Emiliano Perneta.
Ele se entregou ao encanto da imagem em movimento quando a televisão ainda engatinhava. Operou praticamente todos os modelos de câmera profissional, da era do filme, que exigia revelação, até o full HD, a imagem em altíssima resolução. Ficou décadas atrás das câmeras, fazendo a notícia chegar ao Paraná e ao resto do país através das imagens que captava. A neve de 1975 em Curitiba, por exemplo, foi vista no Brasil inteiro pelos olhos dele. Com o frio que fazia naquele dia, a filmadora (que usava grafite nas engrenagens) congelou. Rubens teve a ideia de esquentar o equipamento no calor do motor do carro de reportagem. Uma sacada típica de um pioneiro da televisão a lenha!
Além das imagens, Rubens começou a planejar e montar cenários, testar microcâmeras e até voar com os drones. Depois de muito gol na história da tevê paranaense, o Rubens vai pendurar as chuteiras. Valeu, Rubens! Fica a homenagem do Sintonizando, uma coluna dos apaixonados pela televisão brasileira.
INTERVALO
  • Está marcada para o dia 12 de maio, às 21h30, na MTV, a segunda temporada de um dos melhores reality shows que a tevê conheceu em 2014: Adotada, protagonizada pela produtora de moda Maria Eugênia Sonic, a Mareu. Sem papas na língua, ela deixa suas impressões verdadeiras após ser adotada durante uma semana por uma família diferente. O sucesso de audiência e nas redes sociais garantiu uma nova leva de episódios.
  • As chamadas de I Love Paraisópolis captam a atenção e a nova novela das 19 horas, protagonizada por Bruna Marquezine e Tatá Werneck, tem tudo para fisgar o público logo nos primeiros capítulos.