Crianças

Animais ajudam a incentivar leitura infantil em projeto gratuito; próxima sessão é no sábado (29)

Equipe Pinó
28/06/2024 10:57
Thumbnail

O projeto Leitura Amiga tem encontros todos os meses na Biblioteca Pública do Paraná. | Acervo pessoal

Neste sábado (29), a Biblioteca Pública do Paraná abre suas portas para receber crianças para uma manhã voltada à leitura. A proposta parece usual, considerando a natureza do espaço, mas os pequenos não vão se encontrar apenas com livros e histórias: a mediação da leitura será feita também por animais domésticos e seus tutores.
Inspirado no programa de leitura americano R.E.A.D., o projeto Leitura Amiga, iniciativa da autora e psicopedagoga Célia Cris, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e a ONG Cão Amigo e Companhia, cria um ambiente positivo e divertido para os pequenos.
"Os tutores ficam com os pets e nós selecionamos livros e os colocamos à disposição das crianças. Elas escolhem um bichinho e podem pedir para o animal escolher um livro. Como eles são treinados para isso, os animais vão e colocam a pata no livro que querem", conta a bibliotecária da sessão Infantil de Coleções Especiais da BBP, Lídia Gross.
Célia mediando a leitura com a ajuda do cãozinho Idéfix. Foto: Acervo pessoal.
Célia mediando a leitura com a ajuda do cãozinho Idéfix. Foto: Acervo pessoal.
"Acredite, isso muda completamente a dinâmica do trabalho de leitura. As crianças prestam mais atenção porque foi o animal que escolheu o livro", complementa a coordenadora do projeto, Célia Cris.
A proposta é justamente resgatar e fortalecer o vínculo dos pequenos leitores com os livros. Os animais contribuem tornando a experiência única e afetiva. "A presença de um cão na leitura ajuda, especialmente quando a criança tem um vínculo fragilizado com a escola ou com a literatura, criando um ambiente agradável e seguro para ela ler e aprender", explica Célia.
Segundo a psicopedagoga, o uso dos animais também pode ajudar crianças com dificuldades de leitura. "Quando você lê para um cachorro, ou para qualquer outro animal, não há medo de julgamento. O animal não vai dizer que você está lendo errado, então, as crianças se soltam mais", diz.
Foto: Acervo pessoal.
Foto: Acervo pessoal.
Em funcionamento há cerca de oito anos com eventos pontuais de leitura na biblioteca, o projeto teve sua parceria com o espaço oficializada em 2023. Desde então, são realizados de um a dois encontros mensais no local, sempre das 10h às 11h. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.
E se engana quem acha que a ONG se limita apenas aos cães. Outros animais, como gatos, galinhas e até ratos, também participam das sessões. "Cada voluntário leva seu próprio bichinho, então cada sessão varia de acordo com o voluntário do dia. Todos os animais que participam do projeto foram criteriosamente avaliados e selecionados", destaca Célia.
Foto: Acervo pessoal.
Foto: Acervo pessoal.

Próximos encontros

Além do encontro no sábado (29), o projeto já tem outros marcados até o fim do ano! Confira as próximas datas:
*Sempre das 10h às 11h
  • 13 de julho;
  • 10 e 24 de agosto;
  • 14 e 28 de setembro;
  • 12 e 26 de outubro;
  • 9 e 30 de novembro.

Serviço

O quê? Leitura Amiga
Quando? 29 de junho, às 10h
Onde? Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba - PR)
Entrada franca.