Cultura

Curitiba recebe “Queen Symphonic Tribute” no dia em que Freddie Mercury comemoraria 69 anos

Bruna Covacci
05/09/2015 17:07
Thumbnail
O espetáculo “Queen Symphonic Tribute”  faz sua última apresentação em Curitiba neste sábado (05), mesmo dia em que o cantor Freddie Mercury comemoraria 69 anos, na Ópera de Arame. O show será um tributo ao vocalista.
O arquiteto Felipe Guerra assina a direção artística do espetáculo. Segundo ele, para fazer um tributo a uma banda tão importante quanto o Queen é preciso ter responsabilidade. “Todo o trabalho exigiu uma pesquisa árdua e aprofundada”, explica. A paleta de cores vai do preto, que representa o rock, o vermelho e o azul da bandeira da Inglaterra, e o dourado, que simboliza o poder e a riqueza da monarquia. As cores, assim como uma coroa gigante com três metros de altura, localizada sobre o palco, ajudam a contar a história.
Coroa é o ponto alto do cenário. Foto: reprodução/Instagram
Coroa é o ponto alto do cenário. Foto: reprodução/Instagram
Como é a segunda temporada do tributo bastante coisa mudou. O figurino foi todo reformulado e passou a ser assinado pelo paranaense Rafael Chaouiche. “Como se tratava de Queen, fui buscar referências na coroa inglesa”, conta. Por isso, capas longas feitas de veludo, golas,  babados imponentes e coroas, é claro, foram usados como artifício de linguagem. Os figurinos usados por Freddie Mercury e toda a sua liberdade artística, assim como os clipes, foram estudados. “Acho que as palavras GLAM ROCK traduzem o que se pode ver no palco. Construí os looks pensando no encontro entre uma orquestra e uma banda de rock. Os volumes e cortes estratégicos foram usados para conseguir um efeito mais bonito no palco”, diz.
Croquis dos figurinos desenhados por Chaouiche. Foto: reprodução/Instagram
Croquis dos figurinos desenhados por Chaouiche. Foto: reprodução/Instagram
Clássicos como “Kind Of Magic”, “Bohemian Rhapsody”, “Radio Ga Ga” e “Another One Bites The Dust” fazem parte do repetório do concerto de ópera rock. O show tem a regência do maestro Carlos Domingues e direção de Paulo Berlitz. No elenco, estão a cantora inglesa Jesuton e os cantores Tobias Costa e Jenni Mosello. O coro lírico é formado pela soprano Márcia Kaiser, a mezzo-soprano Débora Bergamo, o tenor Cristhyan Segala e o barítono Paulo Barato. Há também as participações especiais do barítono Marcelo Dias e das cantoras Karen Giraldi e Mônica Bezerra.
Os ingressos para o espetáculo custam entre R$ 60 e R$ 120. A Ópera de Arame fica na Rua João Gava, nº 970. Os portões do local vão abrir às 20h, e as apresentações começarão às 21h nos dois dias.
Abaixo, confira mais fotos dos figurinos desenvolvidos por Chaouiche