Cultura

Volta de Caminho das Índias propõe discussão sobre a dança

Bruna Covacci
24/07/2015 08:00
Thumbnail
Na próxima segunda-feira (27), a Rede Globo começa a reprisar a novela “Caminho das Índias”. A trama foi escolhida para voltar ao ar no ano em que a emissora comemora o seu cinquentenário. O motivo? O folhetim que será transmitido no Vale a Pena Ver de Novo foi o primeiro a ganhar o Emmy Internacional, prêmio também recebido posteriormente por “Lado a Lado” em 2013, e “Joia Rara”, em 2014. Não é a primeira vez que as produções de Gloria Perez tratam regiões específicas e trazem a dança do país como protagonista. O mesmo aconteceu em “O Clone”, e “Salve Jorge”.
Para viver a protagonista Maya, de “Caminho das Índias”, Juliana Paes teve aulas com a coreógrafa Sandra Ferreira por mais de três meses. E, mesmo sabendo que a ficção não tem compromisso fiel com a realidade, as cenas de dança mostradas na novela ficam aquém do significado da arte para o povo do Ganges. Quem dá autoridade para a afirmação é a bailarina, coreógrafa e professora graduada em Dança pela Fap, Miriam Lamas Baiak. A profissional se dedica à dança indiana desde 2005 e chegou a estudar na Índia.
“Assim como na pré-história, a dança indiana surgiu como uma forma de comunicação entre os homens e Deuses”, explica. Normalmente, eram realizadas dentro dos templos hindus. Com o passar do tempo, a especialista explica que a arte saiu dos templos e invadiu os palácios, ruas e teatros. Entre os estilos mais comuns praticados, está o Bollywood, dança alegre que é representada pelo cinema indiano. Assim, os mudras – posições das mãos com significados – variam de acordo com a temática e história do filme. “Ele é uma mistura de técnicas; podemos encontrar coreografias inspiradas nas danças clássicas e folclóricas indianas, mas também nas danças ocidentais, como salsa, tango, hip hop, jazz, contemporâneo, entre outras”, explica.
Um outro estilo é o Bharata natyam. A dança clássica tem mais de 5 mil anos de história. Suas coreografias são tradicionais e devocionais.
O Bhangra, que também foi bastante retratado na novela, é uma das danças folclóricas mais famosas e que tem forte influência no Bollywood. Tem origem da região nordeste, o Punjab. É acrobática, com movimentos fortes e vigorosos. Todos os vídeos acima são da companhia de dança Natyakshithi, coordenada pela bailarina entrevistada.