Especial Aniversário de Curitiba

Curitiba 332 anos: 6 curiosidades surpreendentes sobre a capital e o que ela reserva para o futuro

Equipe Pinó
14/03/2025 15:20
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Neste mês de março, Curitiba completa 332 anos de uma história repleta de momentos marcantes, curiosidades e, ao que tudo indica, um futuro ainda mais promissor que o passado e o presente. 
Reconhecida mundialmente pela Lonely Planet, maior editora de guias de viagem do mundo, como uma das dez cidades-destino de 2025, a capital paranaense se destaca há anos por um planejamento urbano exemplar e compromisso com a sustentabilidade. 
Mas, além do que todos já sabem, o que torna Curitiba tão especial? Além de seus parques exuberantes e ruas arborizadas, a cidade esconde histórias curiosas e prepara novidades que prometem transformar a forma que o curitibano vive a cidade.
Acontecimentos de Curitiba que você (provavelmente) não sabia
De guerra a capital federal, existe uma Curitiba no passado que muitos não conhecem. Repleta de história, a capital paranaense abriga segredos que passam até mesmo por debaixo da terra. Conheça alguns dos fatos curiosos “escondidos” de Curitiba.
Capital do Brasil por três dias: durante 1969, Curitiba se tornou a capital do Brasil por três dias, de 24 a 26 de março. A mudança tinha um caráter mais simbólico do que prático: a transferência da sede do governo para Curitiba visava fortalecer a imagem do atual governo, comandado pelos militares, em uma região importante do país e demonstrar poder diante de opositores.
Curitiba já teve uma guerra por causa de um… pente! Um tumulto que eclodiu na Praça Tiradentes após uma discussão entre um subtenente e um comerciante libanês sobre a recusa de emissão de uma nota fiscal, referente a um simples pente para cabelos, levou à chamada “Guerra do Pente”, em 1959. O conflito, que escalou rapidamente para saques e depredações de lojas de imigrantes árabes, revelou um contexto de insatisfação popular com a crise econômica e o governo local. A revolta, que teve início no dia 8 de dezembro de 1959 e durou três dias, exigiu intervenção militar – com direito a uso de tanques – e marcou a história da cidade como um episódio de violência civil e preconceito.
Histórias por baixo da terra: os túneis subterrâneos de Curitiba, localizados na região central e no bairro Mercês, despertam curiosidade e imaginação. Narrativas populares falam de uma cidade subterrânea construída antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, esconderijos de tesouros e rotas de fuga. O antigo Clube Concórdia (hoje, uma das sedes do Clube Curitibano), com entradas de túnel bem preservadas, alimenta lendas sobre esconderijos de imigrantes durante a Segunda Guerra. Pesquisas indicam que os túneis foram usados entre as duas grandes guerras mundiais do início do século passado, conectando locais como o Clube Concórdia, igrejas e até um depósito de munição. Na Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), localizada na Rua Ermelino de Leão, atrás do Museu Paranaense e próxima das ruínas da igreja de São Francisco de Paula, no São Francisco, um túnel sugere ligação com o prédio do museu, que foi sede do governo estadual entre 1938 e 1953, servindo, possivelmente, como rota segura para governadores. 
Construída em tempo recorde: um dos ícones da cidade, a Ópera de Arame foi erguida em apenas 75 dias. Projetada pelo arquiteto Domingos Bongestabs, a estrutura metálica sobre um lago, emoldurada pela vegetação da Pedreira Paulo Leminski, é um marco da eficiência e criatividade curitibana.

Crédito: Acervo Prefeitura de Curitiba
Relógio solar do século XIX no Centro: A antiga Farmácia Stellfeld, construída em 1857 na Praça Tiradentes e que foi a primeira de Curitiba, até hoje conta com um relógio solar em sua fachada, projetado pelo engenheiro alemão Gottlieb Wieland. Este relógio tinha como novidade na cidade o fato de funcionar pela projeção da sombra de um ponteiro sobre um mostrador, indicando as horas conforme a posição do sol no céu. Isso foi um marco histórico e funcional na cidade e, atualmente, o prédio ainda resiste e abriga uma unidade de uma grande rede de farmácias.
O calçadão da Rua XV foi o primeiro do Brasil: em 1972, Curitiba inovou ao transformar a Rua XV de Novembro no primeiro calçadão exclusivo para pedestres do Brasil, que rapidamente se tornou um símbolo da cidade. Mais de cinquenta anos depois, o Calçadão da XV continua a inspirar projetos de priorização do pedestre e mobilidade limpa, refletindo o compromisso da cidade com a criação de espaços públicos acessíveis e humanizados.
A Curitiba do futuro
Quando falamos no que vem por aí, nossa capital só tende a melhorar. O antigo estádio Pinheirão, um espaço marcante da cidade por anos, dará lugar a um moderno Centro de Convenções, cujo objetivo é movimentar o turismo de negócios e colocando Curitiba no mapa de grandes eventos. 
A Prefeitura de Curitiba planeja uma ampla revitalização do Centro Histórico nos próximos anos, com foco na renovação urbana e no incentivo ao comércio. Entre as propostas, destacam-se a entrega da Rua da Memória, um espaço com acervo cultural interativo, e a priorização do pedestre com requalificação de ruas como João Negrão e Saldanha Marinho. Além disso, a prefeitura buscará valorizar ainda mais o comércio local, desburocratizar a concessão de alvarás e revitalizar espaços como a Rua 24 Horas, criando um Distrito Criativo para artesãos e artistas.
No âmbito da habitação, pretende incentivar projetos de retrofit para revitalizar prédios antigos e oferecer auxílio financeiro para moradia na região central. A mobilidade urbana também é uma prioridade, com a implantação da linha de ônibus Aeroporto e a ampliação de calçadas acessíveis e da rede cicloviária. Para aumentar a segurança, a prefeitura planeja expandir a Muralha Digital, modernizar a iluminação pública e aumentar o efetivo da Guarda Municipal, além de ampliar a rede de proteção social para pessoas em situação de rua.
Há planos na Prefeitura de implantar melhorias na linha de transporte urbano Inter 2. Com investimentos somados de US$ 133,4 milhões, dos quais US$ 106,7 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 26,7 milhões em contrapartidas municipais, o Projeto do Inter 2 vai elevar o padrão de operação das linhas de ônibus (Linha Direta (de Ligeirinho) Inter 2 e a paradora do Interbairros II)  que são as que mais transportam passageiros em Curitiba. Essas duas linhas irão contar de ônibus elétricos e melhorias de infraestrutura.
Pesquisa inédita revelará a essência da cidade
Em celebração ao aniversário da cidade, a Pinó lançou uma pesquisa inédita para capturar a essência de Curitiba sob a perspectiva de seus cidadãos. Com a chancela do Datacenso, o objetivo é identificar os lugares, experiências e características que tornam Curitiba um lugar e um destino únicos. O resultado da pesquisa será divulgado nas próximas semanas.