Especial Aniversário de Curitiba

Ações para revitalizar o Centro de Curitiba pretendem transformar a região

Bruno Raphael Müller
Bruno Raphael Müller
25/03/2025 22:47
Thumbnail

Curitiba 332 Anos | Crédito Levy Ferreira - SMCS, 21/08/2018

Curitiba, que ao longo das décadas criou uma reputação internacional graças ao planejamento urbano e qualidade de vida, embarca em um ambicioso projeto de revitalização da sua região central. Esta iniciativa busca transformar o coração da cidade em um espaço funcional, seguro e atrativo, que possa atrair investimentos e aumentar a qualidade de vida na região.
A decisão de revitalizar o Centro da cidade é uma resposta direta aos desafios acumulados nos últimos anos. A deterioração da infraestrutura, o aumento das preocupações com a segurança pública e o progressivo esvaziamento de imóveis contribuíram para a perda de vitalidade da região. 
Ciente da importância do Centro como um ponto essencial da cidade, a gestão municipal lançou o "Programa Curitiba de Volta ao Centro": uma abordagem holística, englobando desde a requalificação física até intervenções sociais e econômicas para uma transformação abrangente da área central.
Para concretizar esta visão, foi criada a Comissão de Redesenvolvimento do Centro de Curitiba. Este é um projeto que terá ações coordenadas, ouvindo a população. A Prefeitura vai liderar esse processo, porém, ele só será efetivo se todas as instituições da cidade atuarem em conjunto.
O programa possui sete pontos estruturais, que em resumo são:
Infraestrutura e urbanismo: isso inclui a modernização da iluminação pública, a renovação de calçadas e a requalificação do asfalto são prioridades. As intervenções na Alameda Prudente de Moraes servem como um modelo de como a requalificação urbana pode transformar espaços públicos, criando novos pontos de encontro para a comunidade.
Segurança pública: o reforço do policiamento, aumento da vigilância por câmeras e a melhoria da iluminação pública para aumentar a segurança na área central.
Reocupação e desenvolvimento imobiliário: criação de programas de incentivo à ocupação de imóveis vazios, como o "Aluguel Social", e a possibilidade de incentivos fiscais para o "retrofit" de edifícios históricos. 
Cultura e lazer: a promoção de eventos culturais, como o "Domingo no Centro", e o apoio a grandes eventos, como o "Red Bull Showrun", recentemente realizado pela Prefeitura e que atraiu mais de 70 mil pessoas em apenas um dia ao Centro. A revitalização, anos atrás, do Cine Passeio, e a criação do Estúdio Riachuelo são parte disso também.
Ações sociais: expansão dos serviços de assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo a ampliação das equipes de abordagem e a oferta de programas de acolhimento.
Mobilidade urbana: renovação da frota de ônibus, criação de novas linhas e a implementação de tarifas acessíveis, como o desconto de 50% nas passagens aos domingos e feriados.
Distrito de mídia: criação do distrito de mídia na rua Marechal Deodoro, a “Times Square Curitibana”, como uma nova central de publicidade e atrações turísticas.
Times Square de Curitiba
A Prefeitura oficializou a criação do Distrito de Mídia na Rua Marechal Deodoro, através do Decreto Municipal 1.871/2024. Este projeto, que ficou conhecido como a idealização da “Times Square Curitibana”, visa transformar um trecho de 592 metros da via - entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen - em um corredor luminoso, com a instalação de telões e letreiros luminosos nas fachadas dos imóveis.
A iniciativa permite que empresas de mídia outdoor instalem publicidade e anúncios cinéticos na área, buscando revitalizar um ponto histórico de comércio na cidade. A expectativa é que o Distrito de Mídia se torne um polo de lançamento de campanhas publicitárias.
A regulamentação do Distrito de Mídia estabelece parâmetros e condições para a instalação de publicidade, definindo tipos de anúncios permitidos, área máxima, altura e extensão. As empresas interessadas devem obter alvará, com validade de um ano, e seguir normas técnicas para garantir a segurança e evitar impactos visuais negativos.
Projeto com início, meio e fim
A administração municipal estabeleceu metas de curto, médio e longo prazo para o plano de revitalização. No curto prazo, as ações concentram-se em melhorias imediatas na infraestrutura e na segurança. No médio prazo, o foco é a reocupação do Centro e a implementação de programas sociais. No longo prazo, a meta é consolidar a transformação do Centro como um espaço dinâmico, multifuncional e sustentável.
A prefeitura diz estar ciente de que o desafio de revitalizar o Centro de Curitiba é grande - e não tem como ser diferente. “A ação tem de ser multissetorial, porque temos de envolver os vetores econômico, social, relacionamento humano, preservação histórica, tudo o que envolve o Centro. Foi a partir daí que veio a ideia de criar uma comissão que serve como um fórum oficial para a sociedade se manifestar e ser ouvida pela gestão”.
Despachos do Paço da Liberdade marcam retorno simbólico
Em fevereiro, foi anunciada a Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, consolidando o compromisso da administração municipal com a revitalização do Centro. O anúncio, realizado na Praça Generoso Marques, em frente ao Paço Municipal, simbolizou a intenção de devolver o Centro aos cidadãos.
A prefeitura anunciou que despachará quinzenalmente no Paço da Liberdade, antiga sede da Prefeitura, retornando simbolicamente ao espaço. De maneira semelhante, será instalado um gabinete permanente próximo ao Calçadão da Rua XV, intensificando a presença da administração municipal no coração da cidade. 
Aniversário da cidade terá “presentes” para o Centro
Neste mês de março, que marca o aniversário de 332 anos de Curitiba, a região central da cidade já está sendo palco de diversas entregas e inaugurações. O Estúdio Riachuelo, novo polo de cultura digital, já foi inaugurado, trazendo a revitalização de um casarão histórico na Rua Riachuelo. Além disso, a Rua Emiliano Perneta, um importante eixo do Centro, receberá melhorias significativas, com a revitalização de calçadas e pavimentação em um trecho de 1 km.
A mobilidade urbana na região também será aprimorada com a entrega de novas iluminações em 52 ruas e revitalização de trânsito. A Praça Oswaldo Cruz recebeu um módulo da Guarda Municipal, que já reforça a segurança no local. A Prefeitura também fará a entrega de novas vans para abordagem de pessoas em situação de rua, e a inauguração do novo Ambulatório Encantar, para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além das entregas e eventos, o Centro será palco de iniciativas de inovação e tecnologia. A Feira de Inovação, na Rua XV de Novembro, reunirá startups e empreendedores para apresentar tecnologias e soluções inovadoras à população. O lançamento de um novo "Walking Tour" pelo Centro Histórico também está previsto para, em breve, incentivar mais o turismo e a valorização do patrimônio da cidade.