Relação histórica com o Brasil

Papa Leão XIV tem laços com Curitiba e viria ao Brasil ainda em 2025

Redação
09/05/2025 16:12
Thumbnail

Frei Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, visitou a cidade em 2004. Crédito: Paróquia Nossa Senhora da Cabeça.

O recém-eleito Papa Leão XIV, anunciado nesta quinta-feira (8) como sucessor do Papa Francisco, tem uma conexão especial com o Paraná, onde deixou sua marca durante visitas pastorais ainda nos anos 2000. Em 2004, quando ainda era conhecido como Frei Robert Francis Prevost e ocupava o cargo de prior-geral da Ordem de Santo Agostinho, ele visitou comunidades agostinianas em Curitiba, Rolândia e Ponta Grossa.
Na capital paranaense, o novo pontífice esteve na Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A igreja é uma das duas comunidades da Província Agostiniana no estado e foi um dos locais visitados por Frei Robert no cumprimento de sua missão como superior da Ordem: fortalecer o trabalho pastoral e incentivar os frades em diferentes partes do mundo.
A relação de Frei Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, com o Brasil não se resume ao passado. Neste ano, ele viria ao país para participar da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), entre os dias 30 de abril e 9 de maio. A viagem foi adiada em função da morte do Papa Francisco e da necessidade de participação no conclave.
A CNBB, por sua vez, saudou com entusiasmo a eleição de Robert Prevost, agora Papa Leão XIV. “Vamos nos unir e alegrar com este presente que o mundo inteiro ganhou”, afirmou Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da entidade.