Curitiba

Plaenge celebra aniversário – o seu e o de Curitiba – com marco de 80 torres entregues na cidade

Equipe Pinó
05/04/2024 16:26
Thumbnail

Experience, a entrega mais recente da construtora Plaenge em Curitiba. Foto: Juliano Rossetto. | Juliano Rossetto/Divulgação

Março foi mês de comemoração – e não é só para Curitiba. Enquanto a cidade festejava seu aniversário de 331 anos, o Grupo Plaenge comemorava seus 54 anos de atuação e a marca de 80 torres entregues na capital paranaense. A última, recém-finalizada, é a do Experience, empreendimento concebido para proporcionar experiências únicas a seus moradores, implantado no Ecoville. Além dele, quatro devem ser entregues ainda esse ano e outros seis devem ser lançados (quatro da Plaenge e dois da Vanguard).
O marco e os planos para 2024 são resultado de uma frutífera relação de mais de 20 anos da empresa com a cidade. Fundada em Londrina em 31 de março de 1970, a Plaenge chegou a Curitiba em 2003, quando já estava bem estabelecida, com escritórios regionais em Cuiabá, no Mato Grosso, e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Na bagagem, trouxe uma preocupação com a sustentabilidade, o que combinou perfeitamente com a ”capital ecológica”. Uma vez aqui, descobriu que tinha outras afinidades com a cidade. “A busca por uma constante inovação e melhoria contínua, a preocupação com o meio ambiente e os valores, principalmente falando em ética, são itens comuns entre Curitiba e a Plaenge”, enumera o gerente regional da Plaenge em Curitiba, Daniel Turchetti.
Foi com base nessas ideias e valores que se construiu a relação entre a empresa e a cidade. De 2003 para cá, além das dezenas de empreendimentos – que abrigaram mais de 12 mil pessoas –, ela teve papel essencial no desenho do espaço urbano curitibano.
“Quem passa no Ecoville, região onde atuamos desde o início da nossa chegada em Curitiba, consegue perceber a transformação que foi feita nesses últimos 20 anos, com mais de 40 torres construídas nessa região. Ali fizemos algumas ruas e preservamos mais de 47mil m2 de bosque nativo na região. Além disso, geramos milhares de empregos em nossas obras, direta ou indiretamente, e assim pretendemos continuar nos próximos anos”, resume Turchetti.
Rodin, empreendimento em construção na região do Museu Oscar Niemeyer. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação
Rodin, empreendimento em construção na região do Museu Oscar Niemeyer. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Planos

Sentindo-se em casa, o grupo também traça planos para o médio e longo prazos. Além dos empreendimentos já citados, outros seis já estão em comercialização e devem ser finalizados até 2026.
“Estamos investindo bastante no mercado local, com a aquisição de terrenos para novos projetos. Hoje já temos um landbank com mais de R$ 3 bi em VGV para lançamentos nos próximos anos”, conta o gerente regional.
O planejamento também inclui a construção de uma nova sede, já em obras na entrada do Ecoville. O objetivo é que ela seja a maior loja de apartamentos decorados do Brasil, com capacidade para 13 unidades, uma grande área para concentração das maquetes, espaço de eventos e escritório.
“Também estamos preparando o primeiro lançamento da Plaenge Urbanismo em Curitiba, braço da empresa que atua no segmento de condomínios fechados de alto padrão”, revela.