Projeto para Pedreira do Atuba prevê espaço multiuso para shows e lazer
Equipe Pinó
25/02/2025 15:05
Esboços do projeto da Pedreira do Atuba já foram divulgados. Crédito: FIPE.
A Pedreira do Atuba, localizada na divisa entre Curitiba e Colombo, pode se transformar em um novo espaço de lazer e cultura para a população. O projeto de lei que prevê a concessão da área para a iniciativa privada foi enviado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (24). A empresa vencedora da licitação ficará responsável pela administração e manutenção do espaço, além de garantir a preservação ambiental da área, que possui cerca de 120 mil metros quadrados.
No texto enviado ao presidente da Alep, Alexandre Curi, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior ressalta que a proposta de cessão pretende captar recursos do setor privado para viabilizar, em colaboração com o Estado, melhorias estruturais e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável na região. “Mediante a concessão de uso proposta, pretende-se atrair capital privado para, em parceria com o Estado, viabilizar investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável na área, visando resguardar o patrimônio público, reduzir despesas custeadas pelo erário, preservar o meio ambiente e fomentar a economia local, além de promover a valorização da região”, destaca.
A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla do governo para atrair investimentos privados por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). Segundo o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, o modelo de gestão privada pode garantir uma infraestrutura mais moderna e eficiente para receber eventos de grande porte e atividades recreativas.
A Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), que participou do planejamento do projeto, realizou consultas públicas e audiências com a população local para discutir as possibilidades de uso do espaço. A proposta recebeu contribuições tanto da comunidade quanto do setor privado, com o objetivo de garantir um modelo sustentável e economicamente viável.
Após a tramitação na Alep, o governo pretende detalhar o edital da licitação, com expectativa de concluir o processo de concessão ainda em 2025. Se aprovado, o projeto pode transformar a Pedreira do Atuba em um dos principais polos de lazer e eventos da capital e região.
Esboços de como será o espaço já foram divulgados.
Imagens de como deverá ser o espaço. Crédito: FIPE.