EVENTOS

Colóquio de Moda tem noite de lançamento de livros e concerto em Curitiba

Da redação
27/08/2015 15:10
Thumbnail

Ronaldo Fraga está em processo de conclusão do seu mais novo projeto: o grande hotel que leva seu nome e hospeda, mais do que moda, novas ideias. Foto: divulgação

Livro do estilista Ronaldo Fraga será lançado durante evento em Curitiba (Foto: Divulgação)
Os amantes da moda terão uma noite de lançamento de mais de quinze livros da área, na próxima quinta-feira, 03, a partir das 20h30, dentro do 11° Colóquio de Moda, na Universidade Positivo, em Curitiba (PR). Entre os títulos, estão “Moda e Revolução nos anos 1960” e “História da Moda – Livro para colorir”. A noite será embalada pelo concerto do maestro e compositor paranaense Rogério Krieger e a Orquestra da Câmara. O evento é  organizado pelo curso de Design da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, em parceria com a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda (ABEPEM.
Inscrições e mais informações sobre as atividades e a lista completa de livros estão no site do Colóquio: www.coloquiomoda.com.br.
Confira alguns livros a serem lançados:
– “História da Moda – Livro de colorir”, de Marcio Alek.
Sinopse: O leitor pode interagir com as principais mudanças que ocorreram no modo de se vestir com o passar dos séculos. Para cada época o leitor vai encontrar um traje típico que representa o momento histórico vivido, e vai ter a liberdade de pintar livremente e pesquisar sobre diferentes épocas para conhecer mais sobre a área.
– “Moda e publicidade no Brasil nos anos 1960”, de Maria Cláudia Bonadio.
Sinopse: A doutora Maria Claudia Bonadio baseia sua obra nas principais tendências e evoluções econômicas no mercado da moda a partir da segunda metade do século XX. Em forma de linha cronológica ela oferece a contextualização do momento histórico vivido na época.
– “Tenho dito: histórias e reflexões de moda”, de João Braga.
Sinopse: O livro trata de moda-teórica, composto por quinze artigos da revista dObra[s]. Traz reflexões sobre diversos assuntos, entre eles “sapatos como forma de distinção social”, “o luxo em treze palavras: entendimentos e conceituações” e “cinema e moda”.
– “Um alfaiate no Palácio do Catete; histórias de José de Cicco, o mestre das tesouras no país dos elegantes”, de Gustavo Camargo.
Sinopse: “Um alfaiate no Palácio do Catete” conta a história de José De Cicco. O conhecido “alfaiate dos presidentes” era o responsável exclusivo pelo guarda-roupas de Getúlio Vargas e vestiu notáveis nomes da história brasileira. Em forma de diário, o livro relata a rotina de pesquisa e as conclusões do autor.
– “Ronaldo Fraga: caderno de roupas, memórias e croquis”, de Ronaldo Fraga.
Sinopse: O livro retrata as principais inspirações e reflexões do estilista Ronaldo Fraga do ano de 1996 até 2012. Com textos de Cristiane Mesquita e Costanza Pascolato, o autor retrata de forma pessoal a criação de cada coleção, creditando memórias ou referências externas.
– “Moda sustentável”, de Alison Gwilt.
Sinopse: O livro serve como guia prático para a produção de forma sustentável passo a passo. Baseada no seu dia-a- dia na indústria da moda, a autora dá conselhos e alternativas de práticas que podem otimizar sua produção e consumo de forma sustentável.