Comportamento

Etiqueta também vale no amigo secreto

Bel Victorio
26/11/2015 23:45
Thumbnail
No amigo secreto do trabalho, nem sempre há proximidade com o presenteado. Se for o caso, aposte em presentes neutros, de peças de decoração a chocolates. Não são indicados itens que passem a ideia de sedução, como objetos de muito valor ou que seriam dados apenas em relações afetivas.
Na hora de revelar o amigo secreto, seja elogioso na descrição, mas sem exagerar. Lembre-se que brincadeiras denigrem ambos os lados frente à chefia. Se não conhecer o colega que sorteou, seja genérico, mas respeitoso, citando a boa convivência ou o tempo dela na empresa. Há locais de trabalho que investem em dinâmicas antes da confraternização, o que deixa os colaboradores mais à vontade no evento.
Na família
Entre parentes, a escolha do presente é mais fácil por se conhecer melhor o outro. Mas vale o cuidado ao querer agradar um afilhado ou um parente mais chegado: para evitar constrangimentos, não ultrapasse o valor estipulado. Em relação às crianças, mantenha o padrão na família: ou roupa ou brinquedo, para que não haja comparações entre eles.
Lista e vale
A lista com os pedidos de cada um não é recomendada. Além de parecer “escambo”, pode dificultar a vida de quem está comprando caso o preço estiver acima de sua condição ou não encontre o item. O vale é uma opção em momentos de dúvida, mas carrega um ar impessoal. Lembre-se de deixar o cupom de troca no presente.
Alternativos
Amigo-secreto temático facilita a escolha da lembrancinha. O amigo-chocolate já virou clássico, mas há o de chá, em que se pode presentear com kit de xícaras, caixa para chás ou caneca; ou o musical, em que itens como fone de ouvido, caixa de som e camiseta são entram na lista.
Fontes: Silvia Lopes, especialista em gestão de protocolo, cerimonial e eventos, e Maria Inês Borges da Silveira, consultora de etiqueta social, corporativa e internacional.