Saúde e Bem-Estar

12 táticas de disciplina que funcionam (ou não) com as crianças

Camila Tremea, especial para a Gazeta do Povo
03/03/2016 15:55
Thumbnail

imagem: pixabay

Os pais precisam entender o que significa para uma criança colocar os sapatos sozinha, mesmo que os pés estejam trocados. Quando reprimem ela por isso, o adulto está diminuindo a realização dos pequenos, que estão num processo de explorar e experimentar. E, pior, não explicam porquê. Então, as crianças fazem aquilo que costumam fazer quando ficam frustradas: atacar e chorar.
Denise Marshall, da Universidade de Northern British Columbia, destaca que não é possível definir o que exatamente é um mau comportamento. “As crianças se comportam mal quando nossas expectativas são além das suas capacidades”, afirma. Por exemplo, você não pode pedir para uma criança seguir uma série de instruções se você explicou apenas uma vez. A grande dica para os pais é procurar compreender os principais aspectos do desenvolvimento que afetam o comportamento da criança.
Para facilitar a sua vida, o Viver Bem reuniu algumas táticas que podem – ou não – funcionar na hora de disciplinar as crianças. Confira.

O que funciona

Assim como seu filho está testando o seu comportamento, você terá que experimentar suas técnicas de disciplina, lembrando de considerar a idade, temperamento e valores deles.
#1 Prevenir
Organize um ambiente que promova o bom comportamento. Se ela quer se vestir sozinha, escolha roupas que facilitam esta ação. Se ela está com fome, com sede, cansada ou apressada é mais provável que se comportam mal.
#2 Oferecer opções
Como as crianças estão explorando sua independência e querem o poder de fazer as escolhas, apresente opções seguras e razoáveis.
#3 Supervisionar
Você não precisa, necessariamente, estar lá para resolver todos os problemas dele, no entanto, pode orientá-lo sobre como se comportar.
#4 Apontar expectativas e consequências
As crianças não podem seguir as regras, se eles não sabem quais são. Certifique-se de dar as instruções e explicar as regras, que devem ser claras e simples. E, claro, mostre o que pode acontecer se as regras não forem seguidas.
#5 Mostrar e dizer
Os pequenos são muito visuais, ao mesmo tempo em que as palavras são importantes. Por isso, dê o exemplo de um comportamento que é desejado.
#6 Elogias
Sim, elas querem agradá-los. E mais, as crianças precisam de muita atenção. Porém, tenha o cuidado de dar atenção para o comportamento adequado.
#7 Tirar o foco
Se perceber que um “birra” está por vir, distraia a criança com algo que ela goste de fazer. Por exemplo, elas gostam de ajudar, então peça ajuda com coisas simples que possam fazer.
#8 Afastar
Se as táticas realmente não funcionarem e as coisas saírem do controle, afaste-se do problema, por exemplo. Escolha um lugar tranquilo e confortável como refúgio para quando ela estiver nervosa.

O que não funciona

#9 Mandá-la refletir
Embora pareça óbvio, isso não funciona com crianças.
#10 Fazê-la pedir desculpas
Você não pode fazer uma criança sentir remorso.
#11 Reprimir dizendo “não”
É mais útil mostrá-las o que fazer e não fazer.
#12 Ceder aos pedidos
Ela precisa perceber que você se mantém firme, mesmo diante da fúria criança.