Saúde e Bem-Estar

Bebês sorriem só para ver mães sorrindo de volta

Da redação
28/09/2015 08:00
Thumbnail
Você já se perguntou por que os bebês sorriem quando alguém mexe com eles? Eles têm um motivo muito específico para isso: ver a outra pessoa sorrindo de volta. Embora muitos pais desconfiassem dessa atitude, uma equipe de psicólogos do comportamento, cientistas de computação e especialistas em robótica dos Estados Unidos desenvolveu um estudo, publicado em setembro na revista de publicações científicas Plos One, que comprova a artimanha infantil. 
Em um estudo anterior, os pesquisadores haviam observado as interações entre 13 pares de mães e bebês, antes dos quatro meses de idade, e ficaram de olho em quando e com que frequência as mães e bebês sorriam. Quando jogaram esses resultados em um programa específico, descobriram que 11 bebês sorriram intencionalmente, só esperando o sorriso dos pais.
Depois, programaram um bebê-robô para se comportar igual aos bebês estudados e pediram para seus alunos de graduação interagirem com o robô. Os resultados foram idênticos: o bebê-robô fez com que os alunos sorrissem com muita frequência, embora o robô não tenha sorrido tanto.
Hora certa do sorriso
Os especialistas queriam entender algo a mais, se o bebê sabia quando era o momento certo de sorrir. A resposta foi positiva novamente. Os bebês têm um timming sofisticado, comparado pelos pesquisadores ao timming de comediantes que buscam o momento certo para soltar as melhores piadas para o público. E o melhor: os bebês fazem isso sorrindo o menos possível.
“Não estamos dizendo que os bebês estão conscientes disso, que esse mecanismo cognitivo, como a deliberação consciente, é responsável pelos comportamentos que observamos. Nossos métodos são agnósticos nessa questão”, explica Paul Ruvolo, professor da Olin College of Engineering, Jacobs School of Engineering, da Universidade de San Diego, na publicação da pesquisa no site da instituição de ensino.