Pense se prefere matricular seu filho em uma escola confessional, religiosa, ou se esta questão é indiferente para vocês. É importante que os pais tenham total certeza da orientação religiosa do colégio para evitar problemas no futuro.
Confirme qual é a proposta pedagógica do colégio e em qual linha ela caminha. Se é um ensino “reforçado”, que exige bastante em relação ao conteúdo dado em sala de aula ou se é mais focado nas habilidades da criança para outros aspectos da vida.
A escola ideal fica longe de sua casa? Se seu filho é pequeno, o sacrifício de fazer um longo percurso pode não valer a pena. O trajeto tende a afetar o sono deles, quando dormem no carro. Avalie se é o caso de dar um lanche ainda na escola caso cheguem em casa dormindo. Adolescentes são menos suscetíveis a essas mudanças.
Ao avaliar o valor da mensalidade, não se esqueça de adicionar outras despesas que pretende fazer, como as aulas complementares de natação ou artes, refeições ou lanches na escola. Dessa forma, você chegará mais perto do custo total daquela instituição e o impacto no orçamento do mês da família.
Você prefere um ambiente escolar que estimule a criatividade? Pense nisso enquanto visitar a escola. Veja as cores e a forma como as carteiras e cadeiras estão dispostas nas salas de aula, bem como a orientação dos professores.
Verifique se a escola reúne diferentes séries ao mesmo tempo, no mesmo espaço, ou se está bem dividida entre os ensinos fundamental e médio, se esta for uma questão que te preocupa.
No caso do ensino médio, veja se a escola tem uma programação de aulas voltadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou se ela oferece opções de formação técnica, e quais são elas.