Saúde e Bem-Estar

Férias no condomínio exigem muita atenção dos pais

Bruna Bill, especial para a Gazeta do Povo
18/12/2015 22:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Morar em um condomínio com área de lazer para os filhos é uma comodidade nesses dias mais longos e quentes. Como os pais nem sempre conseguem acompanhar o ritmo das crianças com muitos passeios a parques e praças, curtir o playground é uma opção segura e sem sair de casa.
As crianças não devem ser deixadas totalmente sozinhas no condomínio. “Mesmo em uma área fechada, crianças até 5 anos precisam da mediação de um adulto, e até os 12 a supervisão de um responsável. Isso promove a interação entre todos e evita conflitos”, aponta a pedagoga e mestre em Educação, Danielle Gross de Freitas, do Espaço Mediação.
Mesmo em época de férias, em que a flexibilidade de horários é maior, mantenha a rotina das crianças. “Os horários das refeições devem ser mantidos, sem exceções, assim como as pequenas responsabilidades dentro de casa (ajudar na louça, arrumar a cama e retirar o lixo), continuarão valendo nesse período”, diz ela.
Nos dias em que o tempo não colabora, dá para brincar dentro de casa ou em outro espaço fechado. “É preciso criatividade para que os pequenos não fiquem expostos em excesso aos eletrônicos, fazendo da tevê ou dos games a única opção de lazer”, alerta. Jogos de tabuleiro, caça ao tesouro, brincadeiras com papel (desenho e dobraduras), mímica, culinária e reuniões temáticas como festa do pijama são boas ideias.
Fique atento
Aproveite mais esta época:
Horários
Explique às crianças as regras do condomínio, que valem para todos e precisam ser respeitadas, como o horário limite das 22h. Se a procura pela quadra for grande, agende.
Conservação
Observe se os equipamentos estão em boas condições para serem usados. Fale com o síndico ou responsável caso algum item não esteja seguro para o uso das crianças.
Acompanhamento
Discuta com vizinhos a possibilidade de algum adulto estar sempre perto para acompanhar as crianças. Vale revezar. Porteiros e zeladores não estão ali para exercer essa função.
Piscina
Tenha sempre algum adulto por perto. Verifique as condições de higiene, a altura da água e também se os equipamentos como guarda-sol, cadeiras e itens de segurança estão em bom estado.