5 programas para divertir a garotada nas férias em Curitiba
Marina Mori
15/01/2016 22:00
Nas férias de verão, as crianças querem aproveitar e o que não falta em Curitiba nessa época do ano é opção. De janeiro a fevereiro, a cidade conta com vários atrativos para quem não vai viajar. Pensando nisso, o Viver Bem selecionou alguns programas para alegrar a vida da criançada, desde colônias de férias a passeios divertidos pela capital com os pais:
1 – Colônia de férias
Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Nem todos os pais tiram férias com os filhos, portanto uma opção segura para manter as crianças ocupadas é a colônia de férias. Em Curitiba, há as unidades do Sesc espalhadas pela capital; a Casa Labirinto (foto), com várias atividades (inclusive, musicalização); e a escola bilíngue Maple Bear, que em parceria com o buffet infantil Hip Happy, oferece oficinas de pintura e desenho, além de teatro de fantoches, ginástica e alongamento para a criançada se esticar.
2 – Banho refrescante
Fotos: divulgação
Ótimo programa em família, o Parque Ecológico Ouro Fino fica em Campo Largo, a 40 minutos do centro de Curitiba, e conta com 600 mil m² de área de preservação ambiental, três piscinas de água mineral com tobogã e cachoeira, além de um criadouro de animais selvagens. O espaço cobra ingressos (entre R$ 10 e R$ 40).
3 – Shoppings
A garotada também pode se divertir nos shoppings. No Pátio Batel, o Petit Bom Gourmet(foto) promove atividades gratuitas ligadas à gastronomia para a criançada de 4 a 10 anos. A programação vai até 13 de fevereiro no Estúdio Bom Gourmet Gazeta do Povo Pátio Batel e conta com 61 aulas de cozinha ministradas pelos chefs Guilherme Guzela e Sandy Kirchner, e contação de história para a garotada. Os chefs mirins vão aprender receitas simples de cookies, minipizzas, picolés entre outras, e vão ouvir histórias contadas pela Contarte como A Princesa e a Ervilha, João e Maria e A história do Homem Biscoito. A participação é gratuita. No ParkShoppingBarigui, campo de minigolf; no Crystal, Espaço NAV – Colônia de férias (4 a 12 anos) e Espaço Petit (menores de 3 anos); no Palladium, pista de corrida com manobra de “drift”; e no Estação, cenários animados de duas atrações: Frozen e Homem-Aranha. Alguns dos espaços são pagos.
4 – Casas de Leitura
As Casas da Leitura (foto), da Prefeitura de Curitiba, mantêm sua programação para as crianças durante as férias, no mês de janeiro, proporcionando inúmeras opções de atividades literárias. Rodas de Leitura, exibição de filmes inspirados em clássicos da literatura infantojuvenil e contação de histórias são alguns dos atrativos para todo o mês. Todas as atividades são gratuitas.
5 – Criançada e pets
No Parcão, que fica atrás do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, dá para levar a criançada e os cães para passear. A pedida é estender uma toalha e apreciar os animais, que correm soltos e se divertem. O passeio tradicionalmente é feito sábados e domingos, mas, com o horário de verão, também é uma boa pedida durante a semana depois do horário de trabalho dos pais. E, é claro, o próprio Museu Oscar Niemeyer é um programão para toda a família.
ALTERNATIVA
Site dá ideias para os pais brincarem em casa
As férias podem ser divertidas até mesmo dentro de casa. O Portal Muralzinho de Ideias oferece uma série de atividades educativas gratuitas onde pais e filhos podem baixar, imprimir, compartilhar e fazer muita arte juntos.Há opções para artes visuais (recorte, colagem, modelagem, pintura e desenho), dança e circo, música, teatro/cinema (faz de conta). Com conteúdo preparado por pedagogos, o material pode ser baixado direto do site gratuitamente.
SERVIÇO
Parque Ecológico Ouro Fino: Estrada Ouro fino, s/n, Bateis, Campo Largo, de terça a domingo, das 7 as 18 horas. Mais informações pelo site. Shoppings: informações sobre os eventos de férias nos sites do espaço Petit Bom Gourmet do Pátio Batel no link, Crystal, Palladium, ParkShoppingBarigui e Estação. Colônia de férias: Maple Bear (até 22 de janeiro); e Descolônia de Férias Casa Labirinto (até 6 de fevereiro). Unidades do Sesc (Centro, Portão, da Esquina e Água Verde) no site. Casas de Leitura: as programações estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba.