Editora argentina lança coleção com antiprincesas e antiherois para crianças
Da redação
01/02/2016 11:25
(Foto: Reprodução da editora)
“Por que sempre que nos contam histórias, falam de mulheres e homens importantes? Importantes como as princesas que não podem sair brincar e se sujar? Ou importantes como os super–herois e seus superpoderes que nos deixam tão distantes?”. As perguntas acima levaram a editora argentina Chirimbote a lançar livros com histórias reais de pessoas que – embora não usassem grandes vestidos e fossem a bailes importantes ou tivessem que salvar o mundo – mudaram a realidade da América Latina.
A coleção Antiprincesas e antiherois tem, por enquanto, quatro livros publicados: o primeiro é da artista plástica mexicana Frida Kahlo, e o segundo é da chilena Violeta Parra, ambos de autoria da escritora Nadia Fink. Também foram lançados os livros com as histórias de Juana Azurduy e de Julio Cortázar.
Além das histórias, os livros trazem atividades para as crianças. No da Frida Kahlo, a autora sugere que as crianças façam um auto-retrato, como era comum da artista mexicana.
As próximas publicações, conforme anunciou a editora em página no Facebook, serão as antiprincesas Clarice Lispector, Mercedes Sosa, Policarpa Salavarrieta e Evita. Enquanto os antiherois serão Gabriel GarcíaMárquez, Che Guevara, Eduardo Galeano e Sub Comandante Marcos.
No início deste ano, a editora anunciou que o livro da história de Frida Kahlo foi traduzido para o português, através da Sur Distribuidora de Livros, Jornais e Revistas. Em português, o livro custa R$ 25. Os demais livros estão em pré-venda, com valores não disponíveis ainda.