Saúde e Bem-Estar

Elogie sem rótulos

Amanda Milléo
24/12/2015 08:00
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Palestra de Antonio Rodriguez no International School of Curitiba. Dilvulgação / ISC.

Dizer ao seu filho que ele é inteligente ou tem o dom para alguma atividade não é o melhor elogio que você pode oferecer. Em vez de se sentir incentivada a crescer e desenvolver esse “dom”, a criança fica cada vez mais estressada, pois sente que precisa manter tais qualidades. Quem defende esta mudança de pensamento dos pais e professores é o consultor de aprendizagem, escritor e educador norte-americano, Antonio Rodriguez. Ele acredita que os elogios que focam no esforço e na habilidade em resolver problemas tendem a ser mais positivos para as crianças.
O desenvolvimento mental das crianças pode ser comprometido se ela recebe muitos elogios ?
Depende do tipo de elogio. Quando se limita a rótulos fixos, como “inteligente”, “talentoso” ou “você tem o dom”, ele cria mais estresse nos alunos, que sentem que precisam manter esses rótulos. Os elogios que focam no esforço e na habilidade em resolver problemas tendem a ser positivos e menos estressantes. Se uma criança vai bem em matemática, em vez de dizer que ela é inteligente, elogie o esforço que ela fez para resolver a prova e as estratégias que usou para se sair bem.
Quais outros problemas podem surgir por esse tipo de pressão?
Elas têm muito mais dificuldade em lidar com obstáculos. Se um aluno que está acostumado a ter notas altas tiver uma matéria que faz suas notas caírem, ele tem a tendência a levar isso muito mais para o lado pessoal do que um aluno que recebeu elogios que focam no esforço. Na mesma situação, este irá traçar estratégias para melhorar as notas.
Além dos elogios “certos”, quais outras atitudes podem ajudar?
Os exemplos dados por figuras importantes na vida das crianças frequentemente moldam como eles pensam e se sentem a respeito do sucesso. Se veem seus pais e professores dando mais importância ao talento em vez do esforço fica fácil imitar.
A partir de que idade as crianças percebem que suas ações são fruto de talento ou de esforço?
É difícil ter certeza, mas eu diria que quanto antes isso for feito, melhor. Mesmo se esses conceitos forem descobertos mais tarde na vida, nossos cérebros são incrivelmente flexíveis e podemos ter uma mentalidade de crescimento a qualquer idade.
Modelos mentais
A pesquisa mais recente do educador norte-americano Antonio Rodriguez trata dos modelos mentais, ou mindsets, a partir da teoria criada pela psicóloga Carol Dweck. As crianças que recebem elogios como “inteligentes” e “talentosas” gastam muito tempo tentando provar suas qualidades, enquanto que as que são elogiadas pelo esforço gastam o mesmo tempo com foco na dedicação.