Saúde e Bem-Estar

Guia de Matrícula: como escolher a escola certa

Marleth Silva
04/01/2016 09:00
Thumbnail
Cada escola tem um projeto pedagógico que é sua linha de trabalho. Entender este direcionamento ajuda as famílias a decidirem se aquela é a escola que estão procurando. “Os pais não devem ter vergonha de perguntar qual é a proposta pedagógica e o que ela significa. Quem não é da área de educação desconhece os termos do meio e precisa de explicações claras”, diz a psicóloga Barbara Snizek Ferraz de Campos.
Trata-se de entender a forma como o conteúdo será trabalhado (já que o conteúdo em si é definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais), o que é determinante no dia a dia da criança dentro da sala de aula.
Luciane Hagemeyer, professora do Centro de Artes e do Clube do Livro do ensino integral do Colégio Medianeira, alerta para um aspecto delicado. “Deve ficar claro qual o nível de comprometimento com o ensino que a escola espera do estudante e da família”.
Este comprometimento é necessário para que o projeto pedagógico seja plenamente desenvolvido. “Nesses tempos em que os jovens acreditam que estão se autoeducando pelas mídias digitais, é um desafio para a escola conseguir o envolvimento necessário”.
Notas
Muitas vezes, diz a professora, os pais atentam para as notas, mas não acompanham a formação propriamente dita. “É uma mentalidade que faz parte da cultura atual, focada em resultados, mas desconectada da verdadeira aprendizagem, que amplia horizontes”, afirma.
Fique de olho
Sem medo de perguntar!
Montessori, construtivismo, Waldorf, Freinet, Piaget. As linhas pedagógicas que orientam ou inspiram o trabalho da escola podem soar estranhas para os pais. A maioria das escolas constrói a linha de trabalho a partir de uma metodologia que vai sendo discutida e adaptada coletivamente. Vale a pena perguntar qual é o ponto de partida do projeto pedagógico e sempre pedir explicações.