Saúde e Bem-Estar

Nananina: um portal de ideias e histórias para inspirar crianças e adultos

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo
02/06/2016 09:00
Thumbnail

O projeto educativo Nananina tem personagens inspirados na filha do produtor musical Rogério Saltori, de Curitiba. Foto: divulgação

Assim como Maurício de Souza, da famosa Turma da Mônica, o produtor curitibano Rogério Saltori viu no cotidiano das filhas um grande potencial para atravessar o limite entre a realidade e a ficção. Foi quando Giovana e Marina – filhas dele – eram pequenas, há pouco mais de uma década, que ele começou a escrever as histórias que acabam ser transformadas em animações e viraram um projeto muito mais do que educativo: o Nananina.
O site reúne músicas, vídeos e histórias, além de atividades dedicadas às crianças, pais e educadores. Foto: reprodução
O site reúne músicas, vídeos e histórias, além de atividades dedicadas às crianças, pais e educadores. Foto: reprodução
A primeira ferramenta, um site que reúne livros, histórias e músicas acaba de entrar no ar. O Nananina tem espaço tanto dedicado a crianças quanto para pais e educadores. O objetivo é fazer com o que o site saia da realidade virtual e encontre crianças, professores e pais também na vida real. Assim, as músicas e histórias podem ganhar contribuições e serem escritas em parceria com o público futuramente.
LEIA MAIS
Por enquanto, as histórias já gravadas – inspiradas na vivência das filhas de Saltori – estão sendo colocadas no ar periodicamente. Duas já podem ser vistas no site “Duende, duende, duende, um príncipe diferente” e “No Jardim da minha vida”. As histórias foram animadas pelo estúdio Mustafari, também de Curitiba, e servem de mote para as atividades educativas, que são desenvolvidas pela pedagoga Larissa Fonseca, de São Paulo.
Animações foram feitas pelos estúdio Mustafari, em Curitiba. Foto: reprodução.
Animações foram feitas pelos estúdio Mustafari, em Curitiba. Foto: reprodução.
A ideia de montar o site é antiga e surgiu com músicas criadas por Saltori: “Isso foi em 2004. Logo depois pensei em transformar tudo em histórias, tendo crianças como protagonistas”. Nesse processo, o produtor descobriu outras áreas para onde o projeto pode expandir: contação e criação de histórias pelas próprias crianças; exploração musical; uso de diferentes mídias para co-criação e aplicação dessas ferramentas por educadores.
No site também é possível imprimir os livros, cantar as músicas e explorar o blog com a origem dos personagens. “São os primeiros passos para ajudar as crianças a explorarem mais histórias dentro de cada história”, conta Saltori. O projeto também prevê atividades para educadores usarem dentro e fora da sala de aula. “O Nananina é baseado nos pilares diversão e educação e tem o objetivo de dar voz às crianças para que se tornem protagonistas de suas histórias – em todos os sentidos”, revela.
SERVIÇO:
Veja outros sites bacanas – e gratuitos – para diversão das crianças e adultos.
Nananina – www.nananina.com
Palavra Cantada – www.palavracantada.com.br