Saúde e Bem-Estar

Pote da calma ajuda nos conflitos das crianças

Bruna Bill
26/12/2015 09:00
Thumbnail
Depois de uma briga, discussão ou alguma situação mais traumática, muitas crianças se isolam em seus quartos e evitam conversar sobre o assunto. Esse afastamento é importante para que elas absorvam a situação e tentem compreender seus sentimentos e as consequências de seus comportamentos. O pote da calma (calming ou calm down jar, em inglês) ajuda a apaziguar emoções que nem sempre são claras ou compreensíveis, aliviando a sensação de culpa e frustração.
O brilho lúdico proporcionado pela água misturada ao glitter prende a atenção da criança, que consegue se focar no momento presente. Isso proporciona um diálogo mais tranquilo e sincero entre pais, professores e colegas, já que muitas vezes é complicado para os pequenos explicarem seus sentimentos.
O instrumento é inspirado no método Montessori, criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, busca criar um ambiente de aprendizado mais calmo e criativo para as crianças, a fim de que elas se desenvolvam de maneira plena e equilibrada, respeitando a individualidade de cada um. Os princípios fundamentais são de autonomia e respeito às necessidades psicológicas das crianças.
Veja um passo-a-passo para criar o seu pote nos sites Montessori Rocks e The Pink Hammer.