Já pensou receber uma fatura do seu cartão de crédito no valor de 24 mil reais? Nada agradável. Mas foi o que aconteceu com uma família nos Estados Unidos. O caso recente foi com um menino de apenas sete anos, que fez 65 transações em nome do jogo Jurassic World em apenas cinco dias. Um prejuízo grande para o pai, Mohamed Sugga.
Celulares e tablets estão sendo muito usados por crianças e jovens de dois a 17 anos. Uma pesquisa divulgada pelo NPD Group em 2015 revela que 63% deles escolhem estes dispositivos para jogar e a quantidade de dinheiro gasto em aplicativos passou de oito para 13 dólares (cerca de R$ 52,00) em 2014. Caso não queira receber uma surpresinha como esta, veja as dicas de Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, para proteger seus dispositivos móveis e a sua fatura também.
É inevitável entregar os dispositivos para eles, mas a recomendação principal é que os pais evitem ao máximo deixar os filhos com acesso livre a estes aparelhos.
Os sistemas IOS e Android dispõem de controles próprios para os pais restringirem os acessos a determinados conteúdos.
É bom criar o hábito de acompanhe de perto a sua fatura do seu cartão de crédito. Caso encontre irregularidades, investigue o ocorrido.
Pode até ser que eles decorem as suas senhas, mas deixa-las gravadas facilita (e muito) os acessos das crianças. Trocar as combinações regularmente também ajuda a evitar dores de cabeça mais tarde.