Histórico

A hora da virada

Karina Reis, coach e trainer comportamental
21/04/2013 03:11
Ao longo de nossas vidas, somos educados a “ser alguém”. Esse termo vem carregado de responsabilidade e compromisso de encontrarmos a profissão ideal, que nos traga posição social, projeções de crescimento, retorno financeiro e status.
Entretanto, nesses ensinamentos há uma lacuna que nos diz que podemos e devemos encontrar, além de fatores palpáveis, sensações que nos mostram que somos pessoas de sucesso. Parece uma diferença sutil, mas essas sensações podem fazer com que todos os outros sonhos compráveis se realizem.
Encontrar algo para desenvolver profissionalmente e que venha de encontro com “o que se é” na essência traz realização e felicidade plena. Devemos usar o direito de escolher qual profissão seguir e não apenas suprir necessidades de mercado, familiares ou amigos.
Essa escolha está ligada ao autoconhecimento e à coragem de ser quem se é de verdade. O uso de talentos natos e a vivência dos valores pessoais são aspectos fundamentais para isso, pois conhecendo capacidades e o que se é possível atingir com elas, todo o caminho se abre para sucessivas conquistas.
Outro fator importante é ter a consciência de que entre hoje e o grande dia (aquele da realização do grande objetivo), existe o dia a dia que deverá ser vivido de forma plena, completa e tranquila, pois uma grande conquista vem dotada de pequenas metas realizadas.
Porém, existem dois principais fatores sabotadores que impedem a chegada do grande dia. São eles: a dificuldade de viver o hoje e a facilidade em estar em outros momentos como o ontem e o amanhã. Isso gera sentimentos de ansiedade, tristeza e nostalgia e traz a sensação de que é impossível ser quem se deseja ser.
Outro fator sabotador é a necessidade das pessoas de querer fazer algo grande e diferenciado. Elas se apegam à vontade de realizar algo que lhes cause sofrimento e dificuldades, quando na verdade ir pelo caminho mais simples traz prazer e facilidades. A dica é começar por onde se sabe e desenvolver seus talentos, para só depois buscar novas habilidades. Essa é a forma mais adequada de encontrar sucesso no mundo profissional.
É importante se conscientizar também de que você deve se tornar referência a partir de agora, na ocupação que está, e não esperar o grande dia para dar 100% de si. Essa atitude mostrará seu senso de responsabilidade e comprometimento com o sucesso, e as pessoas interessadas sempre o valorizarão por isso.
Comece agora! Nunca é tarde para refazer a rota. Dê o primeiro passo para a grande jornada, para um novo caminho. Viva por você e pelas suas expectativas, não permita que o mundo externo lhe dê as coordenadas. Planeje sua vida, crie estratégias de avanço e se desenvolva sempre. Assim você chegará lá, mais rápido do que imagina. Olhe para você, é hora da grande virada.
*Karina Reis é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Behavioral Coaching Institute (BCI) e diretora executiva da Cannoh Coaching (www.cannoh.com.br), empresa especializada e referência no processo de coaching. Karina também é trainer comportamental e especialista em desenvolvimento humano.