Histórico

A incrível rúcula

Da redação
24/10/2005 01:39
Ela tem um gostinho típico, um amarguinho gostoso, quase ardido, que faz o contraponto perfeito com alimentos de sabor marcante como o tomate seco ou de paladar leve como a mussarela de búfala. Além de tudo isso é uma folha, portanto pouco calórica, rica em proteínas, vitaminas A e C e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. A rúcula, também conhecida como mostarda persa, tem origem no Mediterrâneo e é muito consumida na Itália e nas especialidades italianas difundidas pelo mundo, como pizzas, massas e risotos. Mas com criatividade, a folha empresta sabor a sanduíches, saladas, quiches e outros pratos. Seu sabor personalíssimo cai bem com temperos como alho, cebola, cheiro-verde, limão, azeite e vinagre, sendo também bom acompanhamento para churrascos e carne de porco.
O consumo regular desta verdura – ela pertence à mesma família da couve, da couve-flor, do repolho e do brócoli – ajuda a combater doenças intestinais, dores reumáticas, problemas estomacais e úlceras. A rúcula é indicada para ser usada junto a frutas em sucos para desintoxicação.
A nutricionista Elisangela de Oliveira Fernandes observa que, nos pratos cozidos, deve-se acrescentar a rúcula apenas no final, pois a vitamina C se perde facilmente com o calor. Na hora de comprar, dê preferência às folhas bem verdes, firmes e viçosas. “Se estiverem amareladas, murchas ou com pontos pretos não servem para consumo”, diz a nutricionista. Após colhida, a rúcula tem pequena durabilidade. Em condições ambientes resiste a, no máximo, um dia em local fresco e com as raízes em água. Na geladeira pode ser conservada por até quatro dias.
Higienização
Antes de utilizar qualquer tipo de folha crua, é necessário fazer uma boa higienização para evitar contaminações com vermes e bactérias. Deixe as folhas de molho em solução de água sanitária (1 colher de sopa para cada litro de água) por 30 minutos. Enxágüe na seqüência com água corrente.
Composição
(por 100 gramas)
calorias – 17 kcal
glicídios – 2,03 g
proteínas – 1,6 g
lipídios – 0,3 g
fibras – 1,47 g