Histórico

A mulher no mundo corporativo

Karina Reis
13/10/2013 03:03
Entre as diversas habilidades femininas, a arte de sensibilizar é uma de suas funções nas organizações. O fato de a mulher “dar conta de tudo” sempre esteve presente em nossa sociedade. Desde os mais remotos tempos, a mulher assumiu diversas funções, seja como esposa, mãe de família, dona do lar, e, mais recentemente, profissional no mundo corporativo. Neste último aspecto sua ascensão ainda se dá de forma gradativa, pois existem desigualdades nos retornos e reconhecimento que obtêm.
Discussões apontam que elas têm um perfil de liderança pelo seu lado feminino, o que não é bem verdade, pois, tanto homens como mulheres, possuem tal lado, o que os difere é o quanto essa sensibilidade está aflorada. Devido a isso, o papel das mulheres no mundo corporativo é, em grande parte, o de sensibilizar. Elas levam para as empresas seu lado de cuidadora, buscam exercer as atividades com maior qualidade e tem um olhar micro quando se trata de gerar resultados.
Outra característica comum entre o público feminino no mundo corporativo é a busca pela harmonia no trabalho em equipe. Além disso, as mulheres compreendem melhor o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Positivamente, a mulher interfere na velocidade de entrega de tarefa, na habilidade em desenvolver diversos papéis, no humanismo, na vontade de aprender, na empatia e formação de equipes de qualidade.
Já a influência negativa está relacionada aos hormônios que ainda contribuem para gangorras emocionais e com isso mudanças de rotas frequentes. A mulher tem a necessidade orgânica e emocional de dar conta de tudo, de se doar e abrir mão de si. Mas é preciso cuidado e bom senso, pois é nesse momento pode se perder e deixar de viver plenamente seus valores.
Tanto na vida pessoal, quanto no ambiente corporativo, é necessário que a mulher tenha autoconhecimento, prepare estratégias de onde quer chegar, mas, principalmente, o que e porque tal caminho é importante para ela. E, nesse quesito, as mulheres ainda devem evoluir e traçar seus caminhos com a certeza de que sabem o que fazem, sempre com muita eficiência.
Karina Reis é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Behavioral Coaching Institute (BCI) e diretora executiva da Cannoh Coach, empresa especializada e referência no processo de coaching. Karina também é trainer comportamental e especialista em desenvolvimento humano e possui mais de 4 mil horas de atendimento e treinamentos de liderança.