Histórico

Benefícios da castanha, obras de Zimmermann e Mueller Ecodesign

Adriano Justino
31/08/2014 03:03
Castanha vira aliada na redução do colesterol
rais, Mato Grosso e Maranhão, pode trazer muitos benefícios para o coração. Uma pesquisa conduzida por nutricionistas da Universidade Federal de Goiás, publicada no jornal italiano Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, mostra que o fruto do cerrado brasileiro é excelente em termos de proteção cardiovascular. No estudo, os pesquisadores avaliaram 20 pessoas que apresentavam taxas moderadas de colesterol e deram a uma parte delas uma porção diária de 20 gramas de amêndoa de baru, o equivalente a 14 unidades. A outra turma não ingeriu o alimento. Ao final do estudo, aqueles que comeram a leguminosa brasileira tiveram uma redução de 8% nas concentrações de colesterol total e de 9% nos níveis de partículas LDL, que ameaçam as artérias.
Obras inéditas de Zimmermann
A galerista Zilda Fraletti comemora 30 anos dedicados às artes plásticas promovendo a exposição Zimmermann | Criador de Atmosferas, com obras de Carlos Eduardo Zimmermann. O artista paranaense levará para a mostra 16 peças em grandes dimensões, todas inéditas e criadas a partir de 2007. A mostra abre no próximo dia 3 setembro no espaço da galerista no Design Center Batel, em Curitiba.
Mueller Ecodesign vai renovar casa da FAS
O projeto Mueller Ecodesign ganha novo formato ao beneficiar uma das entidades assistidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), sendo uma evolução da exposição de decoração sustentável que ocorria no shopping da capital. Os trabalhos terão início em setembro e a entrega das obras está prevista para dezembro. Após a conclusão, a reforma feita no local permanecerá na entidade. O projeto, que passará a se chamar Mueller Ecodesign Social, terá a participação de nove escritórios de arquitetura, que atuarão na restauração dos 12 ambientes que compõem a residência da FAS – de 280 m2. A mostra contará com a participação de Sandro Percicotti (banheiros e lavabo), Vinícius Trevisan (sala de refeição), André Largura e Giovana Kimak (sala e cozinha), Filipe Bender e Karla Bender (sala de estar), Hellen Caroline Giacomitti (suíte), Nadia Bentz e Vanderlan Farias (área externa), Marli Manfroi Faust (quarto 1), além da dupla Priscila Gabrielly e Fernanda Menoso Raitani (quarto 2, corredor e sala). A equipe contará com a coordenação técnica dos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto (área externa) – que também assinarão um espaço –, e terá o desafio de aplicar as tendências de arquitetura e design dentro do contexto da ecossustentabilidade. A abertura da exposição está programada para janeiro de 2015.