Histórico

Caldeirão de energia

Danielle Brito
09/07/2006 23:21
dbrito@gazetadopovo.com.br
O forrozeiro Genival Lacerda registrou em versos cheios de malícia a força nutritiva de um bom caldo de mocotó. “Tomei caldo de mocotó, ai ó, fiquei forte.” O mocotó é a pata dos bovinos, usada tanto para fazer doce, a geléia, quanto para preparar pratos salgados, suculentos e substanciosos. E, segundo os nutricionistas, sua fama de comida energética e afrodisíaca é mais do que mera especulação da cultura popular.
Comida de homem
Por ser um preparado pesado, o mocotó apetece mais nos dias frios e seu sabor marcante agrada, principalmente, ao paladar masculino. “As mulheres preferem outros caldos. O mocotó é mais popular entre os homens”, confirma Evaldo Bulzico, proprietário do restaurante Engenho de Minas, que oferece o mocotó em seu buffet de caldos.
Conforme a nutricionista Flávia Ferreira Sguario, especialista em nutrição clínica, o mocotó tem alto valor protéico e é fonte natural de colágeno, proteína importante para a constituição da pele, ossos e tendões. “O prato deve ser consumido com parcimônia por pessoas que têm taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos e por quem tem excesso de peso. O mocotó tem grande quantidade de gordura”, explica.
Tradicionais na culinária brasileira, os pratos com mocotó não são difíceis de preparar, mas demandam tempo e paciência. Também são receitas baratas, que levam ingredientes simples e fáceis de encontrar. A nutricionista recomenda que, ao preparar o mocotó, coe-se a gordura que fica suspensa para deixar o prato mais leve.
Mocotó
Ingredientes
2 patas de mocotó (cada uma rende cerca de 6 pedaços)
3 tomates picados
8 batatas-inglesas médias em cubos
3 cenouras médias em rodelas
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picadinha
3 dentes de alho
1 colher (café) de pimenta-malagueta
Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de fazer
Raspe e lave os mocotós. Cozinhe-os por mais ou menos uma hora em panela de pressão ou até o mocotó ficar mole. Deixe esfriar. Retire toda a gordura que ficou por cima. Retire o mocotó dos ossos e pique, em tamanho médio. Refogue a cebola e o alho no óleo e acrescente o mocotó e o sal. Adicione os outros ingredientes: tomate, batata, cenoura, pimenta e cheiro verde. Aproveite uma concha da água do cozimento e incorpore ao refogado, deixando os legumes cozinharem e o caldo engrossar em fogo brando.
Sugestão: você pode substituir a batata e a cenoura por 1/2 quilo de feijão branco cozido com dois gomos de paio.
Caldo de mocotó
Para obter o caldo de mocotó, basta fazer o mesmo refogado, sem a cenoura, e bater tudo no liquidificador.
Receita do Restaurante Engenho de Minas, Av. Comendador Franco, 3.506, fone (41) 3296-3791.