Primeiro, porque os baratos são descartáveis. Ao optar por peças melhores, os pais ensinam à criança o valor da qualidade. Vale esperar um pouco mais e ter algo durável.
Mas a razão principal é uma espécie de vacina contra o consumismo. “Ensina a criança a valorizar o que tem em vez de ficar consumindo indiscriminadamente”, afirma Diana Budney, proprietária da loja Cirandinha, que há quase 30 anos conserta bonecas, carrinhos e outros “trens” da criançada de Curitiba.
A empresária Felicita Sade, 33 anos, é cliente assídua. “O pequeno é meu terror”, brinca a mãe de Helena, 6, e João Pedro, 3. O menino cisma em jogar o piano da irmã no chão? Lá vai o instrumento, pela terceira vez, à Cirandinha. “Em casa é assim: quebrou, tenta consertar. Se não tiver jeito, não ganha outro.” É o jeito que a mãe achou para ensinar a importância do cuidado com os pertences. João Pedro ainda é novo, mas aos poucos aprende a lição.
Felicita também costuma dar presentes apenas nas datas comemorativas. E antes de cada aniversário e Natal, faz com as crianças uma “limpa” para doar o que não está mais sendo usado.
Por gerações
Na oficina da “mestre bonequeira” Diana e de seu marido João Márcio, é comum que pais e mães levem os brinquedos de sua infância para restaurar e dar aos filhos. Essa é, aliás, a segunda geração de brinquedos reaproveitados: as crianças estão se divertindo com objetos que foram de seus avós. “Às vezes eles nem estão estragados, só precisam de uma revitalização”, diz.
Na Eletrônica Multi, com 22 anos de mercado, essa história também é comum, conta o proprietário Wilton Cesar Dallagrana. “Há clientes bem tradicionais, que têm vários produtos. Quando algum estraga, trazem logo para cá.”
Esse valor afetivo é um dos itens que determina quando vale a pena consertar um brinquedo. Entram nessa lista também a qualidade e o preço da peça. E uma conta: o custo do reparo não deve ultrapassar 30% do preço do brinquedo novo. Isso quando existe o novo para comparar. Dos mais antigos, o que vale mesmo é o afeto.
Serviço
Cirandinha: conserta e restaura todo tipo de brinquedos. Rua Visconde do Rio Branco, 934, loja 1, Mercês, fone (41) 3322-9451 e site cirandinhabrinquedos.com.br.
Eletrônica Multi: conserta brinquedos eletrônicos e produtos de puericultura, como babás e móbiles eletrônicos. Rua Vital Brasil, 974, Portão, fones (41) 3244-6275 e 8409-6481 e site www.eletronicamulti.com.br.
Colunistas
Agenda
Animal