O chá é uma daquelas descobertas que acontecem por acaso. Por volta de 2.800 a.C., o imperador chinês Shen Nung fervia água para beber quando algumas folhas caíram dentro do recipiente. Sentindo o aroma do líquido, resolveu experimentá-lo. Logo passou a fazer a experiência com outros tipos de folha: estava inventado o chá, tal qual o conhecemos séculos depois.
Além do aspecto sociável – tomar uma xícara de chá bem acompanhado é sem dúvida um ótimo programa –, existe uma grande variedade de ervas que pode ser usada de forma terapêutica.
Há dois jeitos de preparar chá. O primeiro é o método do imperador, a infusão, quando a erva é colocada em água fervente e abafada por alguns minutos. O outro é a decocção, quando a planta ferve junto com a água. Esta última é ideal para extrair sabor de raízes e frutas.
Os chás são usados rotineiramente nos tratamentos ayurvédicos, a medicina indiana que leva em consideração os doshas predominantes em cada um. Os doshas são princípios energéticos que controlariam nossas funções psicofisiológicas. “Usamos tanto isoladamente, com uma finalidade específica – por exemplo: um chá de gengibre antes do almoço para estimular a digestão – como em associação com outros métodos terapêuticos no tratamento de certas condições clínicas, como o uso de decocção de plantas medicinais nos procedimentos de limpeza intestinal”, explica Luiz Guilherme Correa Neto, médico responsável pela Clínica de Ayurveda do Centro de Bem-Estar Integrado Clarear, em Curitiba.
Segundo ele, os chás mais indicados para o inverno são os de ervas e especiarias, que ajudam a manter o calor corporal, como o da receita ao lado.
Elas tratam
Erva-doce: digestiva
Alho: antitérmico
Hibiscus: adstringente
Hortelã: vermífugo
Dente-de-leão: desintoxicante hepático
Sálvia: diaforético (induz a sudorese)
Espinheira-santa: digestivo
Folhas de sene: laxativo
Receita
Chá de especiarias
Coloque na água um pedaço de gengibre ralado ou cortado em fatias finas. Acrescente um pedaço de canela em pau, alguns cravos-da-índia e sementes de cardamomo amassadas. Deixe ferver entre 5 a 10 minutos. Acrescente sementes de erva-doce previamente socadas em pilão e abafe. Coe e sirva.
Receita do Centro de Bem-Estar Integrado Clarear, fone (41) 3323-7516.