Histórico

Mãe é quem cria

Adriano Justino
11/05/2014 03:03
O shopping Pátio Batel comemora o seu primeiro Dia das Mães com a exposição Mãe, Uma Escolha de Amor, com fotos que retratam histórias de 12 mulheres que vivem a maternidade por meio da adoção. A ideia é mostrar que mesmo as mães biológicas precisam “adotar” os seus filhos, dando carinho, atenção e amor, cuidados que podem ser soterrados pela rotina atribulada das mães modernas. Para tanto, apresenta mulheres que, mesmo com toda essa correria, colocaram a maternidade em primeiro lugar. Como Adriana da Rocha Batista (foto), que não conseguia engravidar e iniciou o processo de adoção. Bruno chegou com 40 dias, e, quando ele completou dois anos, Adriana descobriu que estava grávida de gêmeos. “Os laços do coração são muito fortes. Tornei-me mãe a partir do momento em que segurei os meus filhos no colo, independentemente de serem gerados por mim ou não. O amor que sinto por eles não tem distinção, eles só chegaram a mim por meios diferentes”, resume. Organizada pelo Grupo de Apoio à Adoção Consciente (Gaaco), entidade especializada em preparar famílias candidatas à adoção, com apoio do Pátio Batel, a mostra permanece no piso L3 até o dia 20, com entrada franca, das 10 às 22 horas.
Cuidado com a automedicação
A maioria absoluta dos brasileiros costuma se automedicar. Segundo levantamento feito pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), que entrevistou 1.480 pessoas em 12 capitais, este número chega a 76,8%. Entre os que se automedicam, 32% têm o hábito de aumentar a dosagem dos remédios prescritos com o objetivo de “potencializar os efeitos”. Ainda entre os que se medicam por conta própria, 72% disseram confiar na indicação de remédios feita pela família, 42,4% nas orientações de amigos, 17,5% nas de colegas de trabalho ou estudo e 13,7% nas de vizinhos (cada entrevistado podia assinalar mais de uma opção). O estudo detectou ainda que 61,4% dos adeptos da automedicação têm consciência dos riscos que correm. Para Marcus Vinicius de Andrade, diretor de pesquisa do ICTQ, a maneira mais efetiva para coibir a prática seria a adoção de um controle mais rígido sobre a venda de medicamentos.
Spa Week começa no próximo sábado em Curitiba
A 10.ª edição do Spa Week, que começa no próximo dia 17, vai oferecer tratamentos estéticos e relaxantes (como duett floral, revitalizing facial e tao massage) a preços especiais. No Paraná, onde as sessões vão custar R$ 65, oito estabelecimentos vão participar: Damani Spa, Spa by Soon Hee, Gaya Spa, Naga Spa, Tereza Zanchi Four Points, Tereza Zanchi Bourbon, Ohm Urban Spa e Bioclin, todos em Curitiba. O Spa Week vai até o dia 31 e tem o patrocínio do sabonete Palmolive Nutri-Milk Dupla Hidratação. De cada tratamento realizado, R$ 2 serão revertidos para o Programa Levar Bem Estar, que promove treinamentos gratuitos de massagem em comunidades carentes. Confira o endereço dos espaços e as terapias oferecidas no site www.spaweek.com.br.