Ok, também prefiro ao natural, mas o silicone a que me refiro aqui é o dos sutiãs – não o do recheio. Para falar a verdade, não gosto muito de sutiã nenhum, mas compreendo a importância e o simbolismo desse pedacinho de pano para a alma feminina. Reconheço o poder que ele tem de levantar a auto-estima (sem trocadilho), e nos últimos tempos até a sua condição de acessório importante no figurino de cada dia.
Mas, e o sutiã com alças de silicone? Qual o propósito de uma peça assim, e quem foi o gênio que a inventou? Palavra de homem, é sem sombra de dúvida a criação mais infeliz e sem sentido do guarda-roupa feminino só superado talvez pela saia balonê…
Na minha modesta opinião, as mulheres deviam voltar a queimar os sutiãs em praça pública – mas só os de silicone, os beges e aqueles com ombreiras, se ainda houver algum. Ah, e tem também os com enchimento. Mulher que usa sutiã com enchimento devia ser denunciada por propaganda enganosa…
Mas voltemos aos lamentáveis sutiãs de silicone. Qual terá sido a razão de fabricar alças nesse material? “Camuflá-las”, simulando que elas não estão ali? Com aquelas tiras brilhando? E alguém com Q.I. acima de 30 já caiu nessa esparrela? Muito melhor seria deixar que as alças aparecessem, desde que combinassem com o resto da roupa. Ou usar um sutiã tomara-que-caia, se for preciso (já inventaram sabia?). Dar um ar “muderno”, futurista? Reduzir as marcas nas costas? Para isso também tem aqueles sem costura…
Quantas blusinhas, tops e vestidos de bom gosto não são violentados todo dia pelas horrendas alças transparentes? E quantos estilistas não se descabelam com a possibilidade de uma criação sua ser adulterada dessa forma? Algumas combinações também beiram ao grotesco: aquelas blusas com uma manga só, tipo “pedrita”, com o ombro descoberto ostentando o silicone… ou com as de alcinha e decote nas costas – fica “lindo”, as tiras transparentes e um pedaço do tecido, perto do fecho, aparecendo.
Não tem perdão, não há hipótese de um sutiã com alças de silicone cair bem. É cafonérrimo, feio e imagino que até desconfortável. Sem falar que no calor fica aquela coisa melequenta grudada nas costas. Nada mais anticlimático. Meninas, reajam enquanto é tempo! Porque sutiã com alças de silicone é que nem palito de dentes, na definição de Glorinha Kalil (ou terá sido da Danuza Leão?): não dá para usar nem sozinha, trancada no banheiro, no escuro…
Luigi Poniwass é repórter da editoria Paraná, vocalista das bandas Delorean e Guns n’Roses cover e só se interessa por garotas que não usam sutiãs com alças de silicone.
**************
Peteca ganha a cada semana um autor da redação da Gazeta do Povo. Quer comentar? Então escreva para o colunista. O e-mail está logo abaixo do crédito. Na próxima semana, a Peteca está com a jornalista Tatiana Duarte, que fala sobre como é trabalhar no meio de um bando de homens.
Colunistas
Agenda
Animal