Histórico

Marcos Costa fala de make que vai além do batom

Adriano Justino
12/01/2014 02:03
Ensinar mulheres de 15 a 80 anos a se maquiar. Esta é a proposta do beauty artist Marcos Costa, que acaba de lançar o livro Maquiagem, pelo selo Lovely House, da Luste Editores. A ideia era fazer uma segunda edição da publicação Eu Amo Maquiagem, mas Costa resolveu, desta vez, ampliar o projeto e apresentar a maquiagem de um jeito que vai bem além do lápis e batom. Tudo começa pela capa do livro, um xodó do artista, que tem aplicação de lenticular, dando efeito de movimento e tridimensionalidade à imagem e mostrando duas produções diferentes. “Aqui, mostro o que é beleza para mim. Faço releituras de imagens e tendências, brinco com cores, relembro alguns projetos (como as cabeças de medusa para o desfile de Ronaldo Fraga, na São Paulo Fashion Week)”, explica Costa, que começou a carreira há 30 anos em Goiânia e hoje é o maquiador oficial da Natura.No mais, make-arte, conceito e dicas de beleza para o dia a dia. “O livro é dividido em três partes: uma conceitual, com referências de maquiagem artística, outra mais didática para quem quer saber como fazer um olho esfumado preto ou montar um kit de pincéis e uma terceira que é uma homenagem às mulheres do Brasil, com convidadas superespeciais que mostram a beleza do nosso país”, comenta ele. O título está à venda nas principais livrarias (R$ 90) e na revista da Natura.
O celular molhou, e agora?
Deixar o aparelho cair na água – seja do mar, piscina, chuva ou até do vaso sanitário – é um acidente recorrente no verão. Mas tem “cura”, basta seguir algumas dicas:
• Tire-o da água o mais rápido possível. Dez segundos podem causar um belo estrago;
• Desconecte a bateria, para cortar a fonte de alimentação;
o cartão SIM (o “chip”) – que deve ser usado para guardar os dados mais importantes – e seque-o com uma toalha ou guardanapo. Ele funciona em qualquer aparelho;
• Se o celular caiu na água suja ou salgada, lave-o com água limpa – ou destilada, que não provoca oxidação;
• Espere pelo menos 24 horas para ligar o aparelho novamente e, enquanto isso, guarde-o num saco de arroz. Ele vai absorver toda a umidade;
• Passadas as 24 horas, tente ligá-lo. Se não funcionar, espere mais 24 horas. Não deu sinal de vida? Leve-o a uma assistência técnica. Nunca tente aquecê-lo com secadores de cabelo e similares, pois há risco de explosão.