Opção de molho
Até aqueles que não sabem fritar um ovo sobrevivem com um pacotinho de miojo, nome da marca mais famosa, que virou sinônimo de macarrão instantâneo.
É claro que esse tipo de comida não pode ser a única refeição diária. Segundo análise da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, o miojo chega a ter cinco vezes mais gordura do que uma massa convencional. Porém, o maior problema é o pozinho com o tempero, que contém 70% da necessidade diária de sódio. “A maior vantagem é a praticidade, já que em pouco tempo sai um prato”, diz o chef de cozinha Gui Baran, professor do Espaço Gourmet. Na programação da escola de gastronomia há até uma aula especial sobre miojo. “A ideia é fazer com que os alunos aprendam a usar a criatividade. Abram a geladeira e consigam criar uma boa receita, rápida, com o que têm em casa”, conta Gui. Para isso, lógico, o pozinho deve ser deixado de lado.
Gui sabe o que é atacar um miojo. A mãe dele, com quem mora, o apelidou de “chef miojo” por causa de seu hábito de preparar um macarrãozinho quando chega tarde da noite do trabalho ou da diversão. “É o tipo do prato que não precisa nem de supermercado aberto para comprar. Qualquer posto de combustível tem”, diz.
Mas ele sempre incrementa a massa, tornando-a prato digno de um chef. Pedimos a ajuda de Gui para apresentar algumas receitas com o companheiro miojo de todas as horas. Com certeza são mais saborosas do que as gororobas feitas com maionese, sardinha e requeijão que frequentam a cozinha dos avulsos.
* * * * *
Miojo al pomodoro secci e basilico
Receita indicada por Gui Baran, do Espaço Gourmet
Ingredientes
– 1 pacote de macarrão instantâneo
– 50 g de tomate seco
– 1 dente de alho
– ¼ de cebola picada
– Azeite de oliva
– Folhas de manjericão
– Parmesão ralado grosso
Preparo
Cozinhe o miojo conforme as instruções da embalagem (acrescente uma pitada de sal, já que vai deixar o tempero original de lado). Em uma frigideira, coloque o alho no azeite ainda frio, ligue o fogo e adicione a cebola até dourar levemente. Desligue o fogo e adicione o tomate seco fatiado, metade do manjericão e o macarrão. Misture bem. Sirva e decore com o restante do manjericão e parmesão.
Outras dicas de Gui Baran:
Assado: faça o miojo da forma convencional e coloque em uma travessa. Cubra com linguiça, tomates, pimentões e queijo por cima. Coloque para gratinar.
Opção de molho
Opção de molho
Primavera: com abobrinha, tomate, creme de leite e alho.
Camarão: camarão descascado, vinho branco e creme de leite.
* * * * *
Miojo junk
A receita é de Luciano Sturaro, especialista em comidas bizarras a base de miojo, publicada no site Na Larica (http://nalarica.blogspot.com)
– Um pacote de miojo talharim
– Cozinhe só o macarrão e dispense o tempero
– Uma lata de atum ao molho de tomate
– Um punhadinho de orégano
– Uma pitadinha de cebola em pó
– Sal a gosto
Seja o que Deus quiser depois.
Colunistas
Agenda
Animal