Saúde e Bem-Estar

1, 2, 3 e mudança já!

Adriano Justino
30/08/2009 13:20
Em meados dos anos 90, a expectativa de vida no Brasil era de 67 anos.
Hoje, ela ultrapassa os 72 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento na média de vida populacional foi objeto de um estudo da Stanford University, que analisou as mudanças ocorridas em cem anos. Entre os resultados, descobriu-se que a assistência médica prolonga a vida em 10%, aspectos genéticos em 17%, meio ambiente em 20% e estilo de vida em 53%.
Se as mudanças no estilo de vida são as que mais influenciam a longevidade, o neurocirurgião Luis Roberto Aguiar recomenda: “Mantenha a glicose, o colesterol e a pressão em níveis normais.
Seja magro, exercite-se e evite o trio maléfico: raiva, inveja e vaidade; e o quarteto perigoso: solidão, pessimismo, egoísmo e depressão.”Ainda falta motivação? Saiba que 70% das mortes ocorrem por AVC, doenças cardíacas e câncer, de acordo com o Ministério da Saúde. As causas dessas doenças?
Nossas emoções, a genética, o que comemos, bebemos e o ar que respiramos. Se algum desses fatores pode ser melhorado em sua vida, comece já.