Saúde e Bem-Estar

Mimar, cuidar e brincar: os benefícios do convívio entre avós e netos

Amanda Milléo
06/05/2016 22:00
Thumbnail
A partir dos oito meses de idade, o bebê interage mais, consegue se expressar de forma diferente e demonstra um entusiasmo emocional novo. No entanto, eles também estão mais ansiosos ao que lhes parece estranho, o que pode afastar algumas pessoas, como os avós. Confira algumas sugestões de atividades que o vovô e a vovó podem tentar com o neto que estiver nesse período, conforme orientações da Academia Americana de Pediatria e de Carla Skilhan de Almeida, professora da disciplina de Desenvolvimento Humano, do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
Engatinhe
Vá para o chão com o seu neto o máximo que você fisicamente puder. Faça com que ele engatinhe em sua direção, ou que se agarre a você para tentar se levantar. Essas brincadeiras são divertidas e gratificantes para o bebê. Tome cuidado, no entanto, com pequenos objetos que possam estar no chão, para que eles não parem na boca do pequeno.
Corra atrás
Se o bebê quiser correr pela casa, siga-o. Com isso, além de mantê-lo protegido de qualquer perigo, você se mantém fisicamente ativo – o que nem sempre é comum na terceira idade. Solte o bebê no chão, interaja com o brinquedo e com a criança, e incentive o movimento.
Criatividade
Invente diferentes brincadeiras que envolvam abrir e fechar portas, jogando os brinquedos no chão e guardando-os na caixa, e esteja preparado para todas as repetições que os bebês adoram fazer. Nessa idade, eles parecem incansáveis na tarefa de repetir a mesma atividade, mas que irá ajudar no desenvolvimento da habilidade motora fina.
LEIA TAMBÉM
Cante
Cantar é tão importante quanto brincar com a criança. Isso pode ajudá-la a reconhecer diferentes vozes, inclusive contribuindo para o momento em que começará a falar.
Bem para a alma
Passar tanto tempo com o neto pode contribuir para o psicológico do avô, tornando-o uma pessoa não tão séria, e mais tranquila. O adulto consegue se desprender mais e relaxar.
Hora da leitura
Leia livros e escute música com seu neto, e mantenha a linguagem interativa. Se você fala algum idioma que seja diferente daquele em que a criança está sendo educada, não tenha medo em falar algumas palavras para ela.
Prepare a comida
Manter a rotina do bebê, mesmo longe de casa, é muito importante nessa faixa etária. Prepare refeições próprias para o bebê, mas não se preocupe se tiver algum alimento diferente, que só tem na casa da avó. Lembre-se de cumprir os horários de soneca da tarde e de manter o horário certo para dormir. A mudança na rotina pode gerar uma confusão para o bebê.