Saúde e Bem-Estar

Idoso desenvolve aplicativo do jogo Paciência de Winston Churchill

Da redação
27/01/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: Reprodução do Medium)

Aos 83 anos, o norte-americano Donald Rumsfeld percebeu que, para não envelhecer a mente, ele precisaria continuar aprendendo. A ideia que teve para manter  o pensamento ativo foi bem atual. Donald decidiu desenvolver um aplicativo de um jogo de cartas cuja origem remonta antes da Segunda Guerra Mundial, e relatou a história do jogo – e do aplicativo – através da rede social Medium, que recebeu mais de mil curtidas.
O jogo é uma versão diabólica do Paciência, e o possível criador dessa versão seria ninguém menos que Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico durante a Segunda Grande Guerra. Rumsfeld conheceu o jogo quando se encontrou, em 1973, com um dos “protegidos” de Churchill, o belga André de Staercke, que mais tarde virou diplomata da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
(Foto: Reprodução do Medium)
(Foto: Reprodução do Medium)
A versão do Churchill é bastante complexa e desafiadora. Ao invés de usar apenas 52 cartas, são 104, e o jogador precisa liberar as cartas tradicionais do Às ao Rei, além de uma sexta fileira – o Seis do Diabo.
“O jogo de Paciência do Churchill não é um jogo para todo mundo. É preciso ter paciência e perseverança, destreza e concentração, estratégia e sacrifício. Eu descobri que o jogo melhora a concentração e aguça os instintos. Mas, para ganhar, você deve imaginar diferentes cenários e pensar muitos movimentos à frente”, relata Donald.
Quer tentar o desafio? Por enquanto, o aplicativo está disponível para iOS, mas logo estará aberto a outras plataformas. Aprenda como jogar através do vídeo abaixo: