Saúde e Bem-Estar

Jogos on-line ajudam a exercitar o cérebro

Camila Tremea, especial para Gazeta do Povo
07/01/2016 11:17
Thumbnail
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College de Londres, revelou que os jogos on-line podem ser benéficos para pessoas com mais de 50 anos, afinal treinam o cérebro e exercitam a memória.
O estudo acompanhou sete mil participantes com mais de 50 anos durante seis meses. O teste foi dividido em dois grupos: um deles foi incentivado a se entreter com jogos de treinamento cerebral quantas vezes quisessem, em sessões de 10 minutos de duração; O outro grupo deveria apenas fazer buscas simples na internet. Todos os voluntários foram avaliados por meio de testes de cognição, aplicados antes, durante e depois da pesquisa.
Concluído o experimento, os pesquisadores observaram que o grupo que jogou durante os seis meses apresentou uma capacidade cognitiva melhor do que o grupo que não jogou. No entanto, um estudo anterior feito pelos mesmos pesquisadores mostrou que este tipo de exercício não traz benefícios para pessoas com menos de 50 anos.
Agora, a equipe está começando uma nova fase da pesquisa que pretende identificar se os jogos on-line também ajudam a prevenir o declínio cognitivo ou a demência.