Saúde e Bem-Estar

Medo #1 das crianças sobre envelhecer: ter rugas

Amanda Milléo
17/11/2015 10:38
Thumbnail

O cantor britânico David Bowie é exemplo de "envelhecer bem" para crianças e adolescentes entrevistados na pesquisa.

Quando perguntaram a um grupo de jovens entre 10 e 17 anos quais eram os principais medos que tinham sobre envelhecer, eles responderam: “Ter rugas, caminhar devagar e ter vergonha de ir à praia”. Eles também disseram que quem passa dos 60 anos é aposentado, vive cansado, usa bengala, gosta de fazer tricô, jogar baralho, conversar e ouvir música antiga. A visão estereotipada do velho e a vergonha das características do envelhecer ainda são pensamentos prevalentes, e não mudarão apenas com as imagens de idosos ativos e que envelheceram com saúde.
“O idoso ativo não tem o mesmo peso no imaginário das pessoas que o contexto negativo, do velho chato e cansado. Isso porque essa visão estereotipada ficou por muito tempo cristalizada na sociedade. A mudança depende também da experiência de cada um com os idosos”, afirma Rita Ferreira, psiquiatra responsável pelo ambulatório didático do Programa da Terceira Idade, do Instituto de Psiquiatria da USP. Os dados são parte da pesquisa “Como os brasileiros encaram o envelhecimento”, realizado pelo Instituto QualiBest, a pedido da Pfizer.
Quanto maior o contato com os avós, por exemplo, o relacionamento entre as duas gerações se torna mais fácil, com mais tolerância e paciência. “As crianças também vão percebendo que o idoso chato e ranzinza está assim porque está doente, porque pode estar depressivo, e não porque simplesmente é idoso. Eles serão capazes de fazer essa separação de característica para sintoma e, com isso, reduzir o preconceito”, diz.
Quem é velho?
Uma das curiosidades da pesquisa, de acordo com a psiquiatra Rita Ferreira, é perceber as diferentes noções de quem é de fato velho em cada faixa etária.
“Quando você fala com uma criança de 10 anos, por exemplo, o sujeito é velho muito cedo, lá pelos 30 anos, muito antes da terceira idade de fato. Para os adolescentes não, aí você encontra um idoso mais velho mesmo”, diz.
A resposta de uma das crianças entrevistadas na pesquisa, entre 10 a 13 anos, sobre como ela se sentiria com 35 anos, foi: “Sinto receio de que, com 70 anos, eu não consiga mais fazer coisas que eu fazia antes. Sinto meu corpo cansado, difícil de me mover, doído”.
Exemplos para as crianças
As crianças e adolescentes valorizam quem, ao envelhecer, manteve uma boa aparência e saúde, segundo dados da pesquisa. Elas indicaram o apresentador e empresário Sílvio Santos, 84 anos, como uma referência de envelhecimento inspirador. Também citaram o cartunista e empresário Maurício de Sousa, 80 anos, criador da Turma da Mônica, a apresentadora Xuxa, 52 anos, o cantor inglês David Bowie, 68 anos, e o ator norte-americano Will Smith, 47 anos.