Saúde e Bem-Estar

Para Ana Botafogo, praticar exercícios é o segredo para envelhecer bem

Bruna Covacci
19/10/2015 08:00
Thumbnail
A música “Ciranda de Bailarina” de Edu Lobo e Chico Buarque parece falar sobre Ana Botafogo, 58 anos. Bailarina profissional há 40 anos, ela garante que repetição, treino e dedicação são os segredos da sua carreira – e de sua eterna jovialidade. Ana esteve em Curitiba para ministrar um curso sobre postura e expressão corporal para os modelos da agência Forum Model Management e declarou que a delicadeza dos seus passos e gestos é fruto de treinos diários de 1h30, completados por pilates, fisioterapia, musculação e analgésicos para suportar a dedicação que a dança exige.
Em épocas de grandes demandas os ensaios duravam até seis horas. Agora, vez ou outra eles demandam duas horas ou um pouco mais de suor. Há dois meses, ela está à frente da diretoria artística do balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo que se preocupar com maestro, figurino, coreografia e um mundo todo que não estava acostumada.
Popularizar a dança sempre foi uma preocupação. “Sempre levei o balé clássico para o público. Estive no sambódramo, no morro, dancei muita musica popular brasileira e fiz uma parceria com Carlinhos de Jesus”, conta. Assim, ela acredita ter convencido muita gente para ir ao teatro.
Muita gente não conhece a rotina do balé de fortalecer a musculatura, alongar. “É muito esforço, ele é a arte da repetição”, comentou. Lembrada pelo bom envelhecimento admite que o tempo passa: “o exercício físico ajuda muito o passar dos anos. Se consegui me manter atuante e com um bom físico para dançar foi com muito esforço e a disciplina da bailarina”, diz. Para ela, a grande dica para envelhecer bem é fazer exercícios físicos para ocupar o corpo e a mente.