Saúde e Bem-Estar

Tira-dúvidas sobre a anestesia no parto

Amanda Milléo
29/12/2015 09:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Mais gestantes buscam os anestesistas antes do parto, para tirar dúvidas e se tranquilizar sobre o procedimento, feito comumente para reduzir a dor sentida quando tem início a dilatação do colo do útero.
No formato de uma argola que vai se abrindo, o colo do útero é por onde o bebê passará, e precisa atingir 10 centímetros de dilatação. Na hora do nascimento, soma-se ainda a dor da contração do útero, que ajudará “expulsando” o feto.
Como o tema envolve muitos questionamentos, e a decisão sempre cabe à grávida, separamos as principais dúvidas que versam sobre os tipos, efeitos e novidades na área e as explicações de Paulo Bayer Tuleski, anestesista do Hospital e Maternidade Santa Brígida e Oscar César Pires, presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
Analgesia em cesárea
Atualmente, a raquidiana é mais usada. No pós-operatório, pode haver dor de cabeça pelo extravasamento de líquor pelo orifício da agulha. Hoje são usadas agulhas muito finas e não cortantes que reduzem a complicação (um caso para 250). Algumas pacientes tendem a achar que a dor de cabeça ocorre pelo uso de travesseiro após o procedimento, mas isso não procede.
Anestesia geral
Usada quando a gestante tem problemas cardíacos ou distúrbios de coagulação. Aplicada na veia ou combinada com a inalação. Embora seja a mais segura, pois na cirurgia a paciente precisa estar imóvel, ela pode anestesiar o bebê por poucos minutos após nascer. A anestesia inalada de óxido nitroso começa a ser usada, mas sem toda a eficácia das outras.
MOMENTO DE RELAXAR
Confira quando é a melhor hora da analgesia e seus efeitos:
Qual o melhor momento para tomar a anestesia?
A decisão é individual, de acordo com a dor que a paciente sente. E isso independe do tamanho da dilatação. Há quem prefira a anestesia com um, dois, três centímetros de dilatação, geralmente quando é a primeira gestação. Quem conhece o trabalho de parto pode sentir dor apenas quando chega aos sete ou oito centímetros.
Qual é a anestesia mais usada?
As técnicas de analgesia de parto mais usadas são a peridural e a raquianestesia ou bloqueios regionais. Aplicadas na coluna, o anestésico é depositado próximo aos nervos e não passa ao bebê. Embora o médico possa escolher por uma ou outra, também há a possibilidade de aplicar as duas anestesias ao mesmo tempo, chamada de raquiperidural.
Como cada uma é escolhida?
A raquidiana tem um início de ação rápido e intenso, mas não é muito prolongada. A peridural tem um início lento, mas é mais duradoura. Se a paciente está com bastante dor e no começo do parto, o médico pode optar pela raquianestesia e depois, ou ao mesmo tempo, injetar por um cateter finíssimo a anestesia peridural, para prolongar enquanto for necessário o alívio da dor. Essa se chama anestesia combinada.
Quanto tempo demora até fazer efeito?
A raquidiana tem início quase imediato, a peridural demora cinco minutos, que pode parecer mais em alguém com dor.
A anestesia de bloqueios regionais pode atrasar o parto?
O tema gera discordância entre os especialistas. Como elas são bem diluídas, em concentrações baixíssimas, a força muscular da paciente deveria continuar normal. Mas, há casos em que pode haver uma diminuição nas contrações, atrasando-o em 30 minutos. Porém, não há algo conclusivo a respeito