Saúde e Bem-Estar

Gangorra emocional

Érika Busani
07/08/2005 23:05
Medo, alegria, ansiedade, satisfação, insegurança, realização. O sobe-e-desce emocional é parte da gravidez, experiência que marca de forma irreversível a vida de uma mulher. “A maternidade traz como aspecto muito forte a mudança de identidade da mulher e mexe com todo o meio social ao seu redor”, afirma o psicólogo Juarez Marques de Medeiros, do Departamento de Tocoginecologia do Hospital de Clínicas da UFPR.
Essa metamorfose inclui mudanças no corpo, na mente e nas relações. Junte a tudo isso os hormônios em ebulição e fica mais fácil compreender o turbilhão em que se transformam os sentimentos da gestante. A ambivalência é vivida por todas. “Ao mesmo tempo em que é bacana, a pele começa a manchar, as costas a doer, há o medo de não dar conta.”
A psicologia da gravidez pode ser dividida em três fases, com sentimentos próprios. Mas o psicólogo lembra que “tudo acontece ao mesmo tempo”, com aspectos mais fortes em determinado período. Com a ajuda de gestantes que dividiram um pouco de seus sentimentos conosco, contamos como funciona a psicologia de cada trimestre da gravidez.