Saúde e Bem-Estar

Grávida depois dos 40

Willian Bressan
20/04/2015 18:57
Thumbnail
Depois de Carolina Ferraz, que anunciou sua segunda gravidez no fim do ano passado, aos 46 anos, nesta segunda-feira (20) a assessoria de Dira Paes também confirmou que a atriz de 45 anos está à espera de outro filho, e que a gestação já tem dois meses e meio. Ela ainda não se sabe o sexo do bebê. No começo do ano, outra atriz, Flávia Monteiro, lembrada pela professora Carolina da novela Chiquititas, exibida no SBT na década de 1990, também anunciou estar grávida pela primeira vez aos 42 anos, depois de um tratamento de fertilização.
Carolina, Dira e Flávia fazem parte de uma geração de mulheres que conseguiu engravidar após os 40 anos. Aos 47 completados em 25 de janeiro, Carolina Feraz conseguiu engravidar da segunda filha e contou à revista Contigo! que reagiu muito mal ao tratamento para ser mãe novamente. Embora ela tenha conseguido engravidar já na segunda tentativa de fertilização, teve efeitos colaterais, ficou inchada, deprimida e irritadiça depois de três meses tomando hormônios.
De acordo com o ginecologista e obstetra do Hospital Vita, Carlos Afonso Maestri, não é porque as atrizes estão deixando para engravidar mais tarde que a prática é segura, ou que essa “moda” seja bem vista pela comunidade médica. “Cientificamente, a fertilidade vai diminuindo com o passar do tempo e essa queda irá se acentuar após os 40 anos. Pode ocorrer uma gravidez espontânea após essa idade, mas é muito raro”, explica Carvalho.
Também é preciso planejar bem uma gravidez tardia pelos custos financeiros e pelos problemas que podem ocorrer tanto com a mãe quanto com o bebê. “O tratamento de fertilização tem um custo alto, e como o organismo não está adaptado para uma gravidez após os 40 anos, há muitos casos de mães que morrem no parto e de bebês que nascem com problemas”, detalha Carvalho.