Moda e beleza

A moda brasileira em busca de identidade

Da redação, com Andrea Torrente especial para a Gazeta do Povo
06/06/2013 21:55
A criatividade é uma característica enraizada no Brasil, mais que na Alemanha, por exemplo. Porém a Alemanha vende mais moda praia no mundo do que o nosso país. Isso é um absurdo”, lamentou durante a palestra “Economia criativa e o mercado de moda brasileiro” que ocorreu nesta quinta-feira (6) no Paraná Business Collection, em Curitiba.
De acordo com Gaspar, a mídia brasileira valoriza muito os pequenos sucessos da indústria nacional da moda, mas perde de vista a perspectiva global. “Para inverter a situação é necessário partir para o desenvolvimento de produtos diferenciados, é preciso colocar a identidade brasileira nesses produtos e torná-los interessantes para o mercado internacional”, sugere a docente.
Para fazer isso, porém, é imprescindível o apoio do governo que, segundo Gaspar, tem a tarefa de “reduzir a carga tributária e restituir as condições para que as empresas têxteis recuperem competitividade” no cenário global.