Moda e beleza

Por trás da passarela do PBC

Mariana Sanchez, especial para Gazeta do Povo
07/11/2012 14:50
Enquanto fotógrafos se posicionavam para conseguir o melhor ângulo e o público esperava ansioso pelo início dos desfiles, muita gente trabalhava atrás das cortinas para fazer o Paraná Business Collection acontecer. São produtores, maquiadores, costureiras, passadeiras e, é claro, as beldades escaladas para exibir as criações dos estilistas.
Antes de começar o desfile, da Lafort, conversamos com a curitibana Penélope Prohmann, que, apesar de ter apenas 22 anos, frequenta o catwalk há uma década. “Já desfilei várias vezes para a Lafort e é uma marca incrível. Adoro a maneira como eles trabalham o couro com o tricô”, elogia.
Nesta coleção, ela destaca o casamento inusitado entre o couro e o tule, materiais usados no modelo que ela vestiu. Penélope é uma das veteranas desta edição do PBC, já que a média de idade das meninas é 16 anos. Além dela, Adrielle Nogueira, 25 anos, também conhece bem este universo. “Desfilo desde os 14, conheço a Penélope há dez anos. As mais jovens nos veem como um espelho, o que é muito bom, pois transmitimos segurança na passarela e temos mais responsabilidade. Por outro lado é ruim perceber que o tempo passa rápido e estamos ficando velhas”, brinca.
Quando começaram a carreira, elas dizem que o maior desafio era superar a imaturidade. “Você precisa ser mulher, andar de salto alto e fazer uma cara linda, apesar de ser apenas uma menina”, lembram.
Já Hana Schüroff, 15 anos, viveu hoje sua primeira experiência sob os holofotes da moda. Paranaense de Planaltina, ela fez sua estreia no segundo desfile da noite, da EcoCalema e da Corbélia Ecojoias, grife de acessórios sustentáveis. “Até hoje à tarde eu nunca tinha pisado numa passarela de verdade. Ensaiei duas vezes e achei que estaria bem mais nervosa agora”, disse, enquanto assistia à apresentação da Lafort pela televisão, nos bastidores.
Segundo o diretor de desfiles Robson Schultz, o casting do PBC conta com 20 homens e 30 mulheres. Na noite desta terça, dez desfilaram para ambas as marcas. Uma delas foi a manauara Camila Ribeiro, 23. “É cansativo, tenho só 10, 15 minutos para me trocar. Pelo menos a maquiagem do segundo look foi uma adaptação do primeiro, não precisou mudar tudo”, contou a modelo, que desfila há pouco menos de um ano, desde que se graduou em moda.
Veja fotos dos bastidores do PBC:

Backstage