Design paranaense em evidência

CASACOR Paraná 2025 termina no domingo (27); mostra traz nomes que também assinarão espaços da Casa Bom Gourmet

Equipe Pinó
20/07/2025 14:02
Thumbnail

Living Essências, assinado por Maria Alice Crippa e Gustavo Assis, um dos 33 ambientes da CASACOR Paraná 2025. Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.

A CASACOR Paraná 2025 entra em sua última semana. A edição deste ano, que ocupa uma residência icônica no bairro Batel, em Curitiba, chega ao fim no próximo domingo, dia 27 de julho. Desde 1º de junho, a mostra tem reunido o melhor do design de interiores, arquitetura e paisagismo, reafirmando seu título de maior e mais completa mostra do setor.
Nesta edição, o casarão que serve de espaço para a mostra ganhou novas cores com a assinatura de 33 projetos desenvolvidos por escritórios renomados de arquitetura e design de interiores, todos inspirados no tema nacional da CASACOR: “Semear Sonhos”. A proposta parte de três pilares - sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes - que se desdobram nos ambientes da mostra com soluções criativas, funcionais e acolhedoras.
Entre os grandes destaques deste ano estão as quatro construções modulares integradas ao circuito da mostra. Projetadas com sofisticação e funcionalidade, elas são assinadas por nomes como Fernanda Gonçalves; Amanda Xavier e Débora Borkoski; Gabriela Casagrande; e Mariana Paula Souza, reforçando a diversidade de estilos e abordagens presentes na edição.
Além desses ambientes, outros nomes de destaque também marcam presença nesta edição: Eduardo Mourão, Amanda Godofredo, Thiago Bernardes e Carla Grüdter estão entre os profissionais responsáveis pelos mais de 30 espaços.
A CASACOR Paraná 2025 recebe o público de terça a sexta-feira, das 14h às 21h; aos sábados, das 13h às 21h; e aos domingos, das 13h às 19h. A residência deste ano está localizada na Rua Carmelo Rangel, 505 (Batel). Os ingressos estão disponíveis no site e no aplicativo da CASACOR, bem como na bilheteria do evento. O valor individual é de R$ 96. Há opções de meia-entrada, descontos para clientes com cartões Banco BRB (de 25% a 50%) e compra em grupo (a partir de 30 ingressos).

Casa Bom Gourmet: conexões reais em um espaço pensado para viver experiências

Diego Miranda e Zeh Pantarolli, do Estúdio Pantarolli Miranda; Karolinna Venturi; Givago Ferentz; e o paisagista Wolfgang Schlögel também integram o elenco deste ano da CASACOR. Referências em suas áreas, os profissionais estão envolvidos em outro projeto que surge para se consolidar como ponto de encontro estratégico para o mercado da gastronomia no estado: a Casa Bom Gourmet.
Casa Bom Gourmet. Crédito: Divulgação.
Casa Bom Gourmet. Crédito: Divulgação.
Mais do que um projeto de interiores, a Casa Bom Gourmet busca potencializar o que o imóvel original, localizado no bairro Hugo Lange, em Curitiba, já oferecia: conforto, amplitude e uma atmosfera acolhedora. A residência, construída nos anos 1980 por uma família de origem alemã, passou por uma curadoria criteriosa que respeitou sua estrutura e apostou em soluções com propósito, vivacidade e inspiração.
“O que a gente entrega com o Bom Gourmet vai além de conteúdo: é conexão, é encontro, é experiência. E agora isso tudo está traduzido também no espaço físico”, afirma Andrea Sorgenfrei, head da Pinó. “Mais do que um lugar, a Casa é uma ferramenta de ativação. É aqui que os empresários vivem na prática o que propomos em nossas ações - encontros que geram resultados. Por isso, ampliamos nosso espaço: para dar ainda mais intensidade e flexibilidade às experiências que promovemos”, diz.
Com ambientes como cozinha, wine bar, jardim, business lounge e pátio de conexão, o espaço propõe vivências relevantes e trocas de conhecimento. Outros profissionais também estão envolvidos no projeto da Casa, que abriga, ainda, o Masterboard, clube de empresários que, além de conectar líderes, proporciona acesso a conteúdo estratégico de alta relevância.

Confira os espaços da CASACOR Paraná 2025 assinados pelos profissionais envolvidos no projeto da Casa Bom Gourmet

Estúdio Pantarolli Miranda
Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.
Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.
Diego Miranda Leite e Zeh Pantarolli assinam o "Quarto Tekoá". Inspirado na floresta amazônica, o ambiente propõe um habitar simbólico e sustentável, utilizando materiais duráveis e soluções de baixo impacto ambiental. O porcelanato, presente no teto, paredes, cabeceira e estante Seringueira, eleva o espaço ao luxo consciente, unindo automação de iluminação, design autoral e valorização da ancestralidade.
Givago Ferentz
Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.
Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.
O arquiteto Givago Ferentz é responsável pelo "Bar" da CASACOR Paraná 2025. Inspirado nos mistérios do oceano, o ambiente convida ao mergulho no fundo do mar, promovendo uma imersão sensorial por meio de elementos naturais que representam a vida marinha. Formas fluidas, tons praianos e texturas orgânicas dão a sensação de estar entre as ondulações reenergizantes das águas. Os principais destaques incluem o revestimento do forro, a frente do balcão com backlight, o mobiliário de design, esculturas e o projeto luminotécnico. Na Casa Bom Gourmet, ele assina o Pátio de Conexão e o Armazém Café.
Karolinna Venturi
Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.
Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.
A arquiteta Karolinna Venturi assinará o Wine Bar e a adega na Casa Bom Gourmet. Na CASACOR Paraná 2025, ela apresenta o "Banheiro Intimidade na Forma". Inspirada pelo Museu Fortuny, em Veneza, a visão renascentista se desvela em cada detalhe do ambiente. A expressão da sensibilidade humana ganha forma em uma arquitetura delicada e elegante, que mescla materiais nobres à iluminação refinada. Entre o mármore e a luz, um cenário que convida os visitantes a apreciar sua intimidade em uma ode silenciosa à essência divina.
Wolfgang Schlögel
Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.
Crédito: Reprodução/CASACOR Paraná.
O paisagista Wolfgang Schlögel é o responsável pela "Praça CASACOR" na mostra. Em continuidade visual com o espaço social da residência, a piscina é a protagonista da área externa. O projeto combina o design confortável do mobiliário e a naturalidade da vegetação com uma lareira acolhedora e uma acústica agradável. Schlögel primou por materiais resistentes e tecnológicos, como revestimentos e iluminação adequados à exposição ao ar livre. Ele também assinará o jardim da Casa Bom Gourmet.