Thumbnail

Garrafas retornáveis são diferencial de ação na Ilha do Mel. Crédito: divulgação.

Festival de Jazz na Ilha do Mel

Cervejaria tem projeto de retornabilidade em festival

Equipe Pinó
08/08/2025 12:59
Uma cervejaria implementou um projeto de retornabilidade de garrafas long neck no Festival de Jazz A Gosto, na Ilha do Mel (PR). A iniciativa no festival busca promover práticas sustentáveis e a economia circular, e está alinhada ao patrocínio da marca ao evento, que ocorre nos fins de semana de agosto.
Todos os pontos de venda na ilha, incluindo bares, restaurantes e mercados, passaram a operar exclusivamente com garrafas retornáveis. A ação convida o público a devolver as embalagens, com o apoio de um sistema de logística reversa iniciado na região Sul do Brasil em 2023. Esse sistema é responsável por recolher, higienizar e reintroduzir as garrafas no ciclo de produção.
O projeto está integrado à plataforma de sustentabilidade da marca, a Green Your City, que tem como meta atingir 80% de circularidade em suas embalagens de vidro até 2030. Nos locais de venda e coleta, a sinalização orienta o público sobre o processo de devolução das garrafas. Essa iniciativa tem o objetivo de reduzir o descarte incorreto, o uso de recursos naturais e as emissões de carbono na cadeia produtiva.
A Ilha do Mel, conhecida por seu foco ambiental, foi destacada pela marca como um local modelo para a implementação do sistema de retornabilidade. Segundo Igor de Castro, diretor de comunicação e branding da Heineken, a colaboração da comunidade, das pousadas e dos catadores locais foi fundamental para o funcionamento do projeto no festival. O objetivo, segundo o diretor, é expandir o modelo para outras regiões do país.
A plataforma Green Your City, mencionada na ação, também inclui metas relacionadas à adoção de energia renovável, à criação de microflorestas urbanas e a um investimento contínuo em ações de consumo responsável. A marca chegou ao Brasil em 2010 e, em 2017, consolidou-se como o segundo maior player do mercado cervejeiro.