“Ainda mais verde”: Blindagem anuncia novo vocalista após pausa devido à pandemia
Equipe Pinó
10/06/2022 17:33
Willian Luciano Branco, ou Will Vox (centro) com Paulo Teixeira e Alberto Rodrigues (à esquerda) e Paulo Juk e Pato Romero (à direita). | Celso Kruger
“A voz disfarçada de gente” foi o apelido dado ao insubstituível Ivo Rodrigues (1949-2010) vocalista da Blindagem. Dono de uma voz única, mergulhada nas tradições do rock’n’roll, o vocalista liderou a banda paranaense de 1979 até sua morte, aos 61 anos. Mas a banda sempre soube que o desejo dele era que a banda não deixasse a estrada nunca e levasse seu legado adiante.
Agora, 41 anos após o lançamento de Blindagem, disco de estreia, a banda assume uma nova fase, denominada “Ainda mais verde”, e anuncia um novo integrante. Willian Luciano Branco, ou Will Vox, de sobrenome artístico que remete também à marca inglesa de amplificadores, espécie de ícone na história do rock -- com Beatles, Queen, Elvis Costello, Albert Hammond Jr e os novatos do Echosmith entre os usuários -- assume os vocais.
Will Vox foi escolhido pela banda pela promoção “Blindagem Quer Ouvir Você”, que não foi necessariamente um concurso para a escolha do novo vocalista, como explica Paulo Juk, baixista e fundador da banda. Mas foi uma maneira definida pela banda para encontrar um novo cantor. Pela promoção, a banda recebeu vídeos de vocalistas interessados no posto, selecionou alguns, realizou ensaios e constatou: “a voz e a energia do Will se encaixaram muito bem”, resume Juk.
Nos últimos 11 anos, o microfone ficou nas mãos de Rodriggo Vivasz. O desligamento do músico se deu durante a pandemia já que ele desejava seguir outros caminhos artísticos.
A primeira formação (da esquerda para a direita): Paulo Juk, Marinho Júnior, Paulo Teixeira, Ivo Rodrigues e Alberto Rodriguez. Crédito: Macacheira/Divulgação
O encontro
O baterista Pato Romero viu Will cantando em um bar e pediu a ele que mandasse um vídeo. A banda assistiu ao desempenho do vocalista e o convidou para um ensaio. Na música desde os 15 anos, Vox foi gaiteiro por 12 anos, trocou o instrumento pelo violão e seguiu fazendo apresentações solos em bares, uma escola para qualquer músico, tocando rock. “Me sinto extremamente feliz, motivado e muito bem preparado para dar continuidade ao legado que o mestre Ivo Rodrigues deixou. Com muita responsabilidade, carinho e respeito”, relata.
Will Vox estreia à frente da Blindagem no próximo sábado, dia 11, no Cinte Teatro Ópera, em Ponta Grossa. A banda sobe ao palco do 34º Festival Universitário da Canção (FUC). É o retorno da banda aos palcos após a pandemia da covid-19. Há ainda a promessa de um show em Curitiba para os próximos meses.
História
A formação clássica (da esquerda para a direita): Pato Romero, Paulo Juk, Alberto Rodriguez, Paulo Teixeira e Ivo Rodrigues. Crédito: divulgação
Na ativa desde os anos 1970, a banda é considerada, juntamente com A Chave – da qual Ivo Rodrigues também fez parte –, uma das precursoras do rock paranaense. Desde então, são cinco discos gravados (Blindagem, 1981; Cara e Coroa, 1987; Dias Incertos, 1997; Greatest Hits, 2003; Rock Pinhão, 2021) e o DVD Rock em Concerto, gravado com a Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaíra, de 2008.
As parcerias de Ivo Rodrigues com o poeta Paulo Leminski são parte fundamental do legado deixado pelo cantor e pela banda em meio ao cenário do rock nacional. Os textos recheados de questões ecológicas das canções da banda também fazem parte dessa herança roqueira. “A voz disfarçada de gente” teria feito 73 anos em fevereiro passado.