As visitas guiadas por roteiros históricos realizadas pela Fundação Cultural de Curitiba, que estavam suspensas por conta da pandemia, voltaram: é possível agendar passeios, em grupos de até 30 pessoas, por sete roteiros: Setor Histórico, Solar do Barão, Diversidade Religiosa, Paranismo, Painéis de Poty, Erva-Mate e Exposições (MUMA/Portão Cultural, Casa Romário Martins, Memorial de Curitiba, Museu da Fotografia e Gravura).
Segundo a coordenadora do projeto, Hamilca Cassiana da Silva, a ideia das visitas é aproximar os visitantes dos bens culturais e instigar o olhar e o senso crítico sobre o acervo cultural da cidade.
As visitas são realizadas sob agendamento, de de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Para marcar o passeio, é preciso entrar em contato pelo telefone: (41) 3321-3275 ou e-mail educativa@curitiba.pr.gov.br.
Mistérios do centro histórico
Além dos roteiros fixos, uma visita guiada vai explorar os "mistérios"do centro histórico de Curitiba baseada no livro em quadrinhos "O Mistério do Pirata", do quadrinista André Caliman, que se passa no século 19, quando o Barão do Serro Azul convida o detetive Sherlock Holmes a Curitiba para desvendar o caso do fantasma do pirata Zulmiro, lenda urbana famosa na cidade.
A ação é uma parceria da Fundação Cultural com a Gibiteca de Curitiba, de onde sairá o roteiro (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - centro). Na sequência, a caminhada segue para a Rua São Francisco, Praça Generoso Marques, Praça Tiradentes, Largo da Ordem e Ruínas de São Francisco.
As visitas serão realizadas sempre aos sábados, até o dia 11 de dezembro, das 15h às 18h. O grupo é limitado a 20 pessoas e, neste caso, é necessário ter mais de 18 anos para participar. As inscrições estào abertas e realizadas pelo e-mail: misterio.visitasguiadas@gmail.com. É preciso informar: nome completo, idade, cidade onde mora, contato telefônico e dia que deseja realizar a visita.
Em caso de chuva, os passeios guiados são cancelados. Os organizadores dos roteiros lembram que as medidas sanitárias continuam: é necessário uso de máscara e higienização de mãos com álcool gel. É recomendável que os participantes usem roupas e calçados confortáveis e levem uma garrafa d'água.