Um dos principais representantes do abstracionismo geométrico, tem exposição em Curitiba
Equipe Pinó
08/07/2022 13:55
Obra de Ascânio MMM está na mostra Grid, no Museu Oscar Niemeyer.
A obra de um dos principais representantes do abstracionismo geométrico, Ascânio MMM, é apresentada na exposição “Grid”, pelo Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra foi inaugurada no dia 7 de julho, na Sala 1 e tem curadoria de Felipe Scovino.
São mais de 20 obras em grande escala que representam o diálogo que o artista mantém, desde o início da sua trajetória nos anos 1960, entre a escultura e a arquitetura.
Foto: Divulgação
“Grid” é uma exposição que apresenta os últimos 25 anos de trabalho de Ascânio MMM e sua relação particular com a grade, ou grid, com a grafia em inglês. É um signo marcante para artistas, como ele, que ajudaram a repensar as bases do pensamento abstrato-geométrico no Brasil.
O artista
Ascânio Maria Martins Monteiro nasceu em 1941, em Fão, província do Minho, Portugal. Mora no Rio de Janeiro desde 1959 e frequentou a Escola Nacional de Belas Artes (Enba) de 1963 a 1965. Além disso, concluiu o curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), em 1970. Atuou como arquiteto até 1976.
Participou de dezenas de mostras e bienais no Brasil, América Latina e Europa. Nos anos 2000 foram publicados os livros “Ascânio MMM: Poética da Razão” e “Ascânio MMM”.
Serviço:
Exposição “Grid” – Ascânio MMM.
Sala 1 Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba).