Thumbnail

Exposição gratuita na PUCPR relaciona origens do samba em Curitiba à identidade negra. Crédito: divulgação.

Até o dia 11 de julho, no Centro Cultural da PUCPR

Curitiba do Samba: exposição gratuita conta história do gênero na cidade

Equipe Pinó
14/05/2025 12:38
A exposição "Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba" está em cartaz no Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) até 11 de julho. A mostra oferece um panorama sobre a trajetória do samba na capital paranaense, sua ligação com a ocupação urbana, a resistência cultural e a identidade negra. No espaço, o público pode conferir fotografias, recortes de jornais, adereços de escolas de samba e imagens da velha guarda.
Gustavo Paris, curador da exposição e integrante da PUCPR Cultura, destaca que a mostra busca apresentar a cidade sob a perspectiva dos fazedores do carnaval, abordando a força coletiva do samba, seus territórios e as pessoas que o mantêm vivo. A relação entre o samba e a ferrovia é um dos eixos da exposição, simbolizando conexões e desafios enfrentados pelos sambistas. Um mapa colaborativo identifica os territórios do samba na cidade, e uma instalação central evoca a ancestralidade do ritmo. A mostra também estabelece um diálogo com os blocos de rua atuais, ressaltando sua importância na ocupação do espaço público e na continuidade cultural.
A antropóloga Caroline Blum, consultora da exposição, ressalta a relevância da história do samba e do carnaval para a compreensão da própria história de Curitiba, mencionando a longevidade do carnaval na cidade e a tradição de escolas como a Embaixadores da Alegria, fundada em 1948.
Serviço
Exposição "Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba"
Até 11 de julho
Horário: Terça a sexta, das 9h às 22h | Sábados, das 9h às 13h
Local: Centro Cultural da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho)
Entrada: Gratuita